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Título: Estudo comparativo de diferentes sistemas de injeção de vapor aplicados à remediação de solos contaminados por diesel
Autor(es): Bezerril, Rayana Hozana
Orientador: Dantas, Tereza Neuma de Castro
Palavras-chave: Postos de combustíveis;Contaminação do solo;Diesel;Técnicas de remediação;Tensoativos
Data do documento: 25-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BEZERRIL, Rayana Hozana. Estudo comparativo de diferentes sistemas de injeção de vapor aplicados à remediação de solos contaminados por diesel. 2014. 100f. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Dentre as atividades econômicas potencialmente poluidoras que comprometem a qualidade do solo e da água subterrânea estão os postos revendedores de combustíveis. O vazamento de combustíveis derivados do petróleo a partir de tanques subterrâneos ou atividades realizadas indevidamente com estes poluentes podem contaminar extensas áreas, causando sérios problemas ambientais e toxicológicos. O número de postos de combustíveis cresceu desordenadamente, sem nenhum tipo de controle, com isso os impactos ambientais gerados por esses empreendimentos cresceram ocasionando a poluição do solo e da água subterrânea. Várias técnicas utilizando tensoativos têm sido propostas para remediação deste tipo de contaminação. Este estudo apresenta como inovação a aplicação de diferentes sistemas contendo tensoativos na fase vapor e compara suas eficiências de remoção de diesel de um solo contendo esse contaminante. Para isso, foi utilizado um sistema que contém sete poços injetores das seguintes soluções vaporizadas : água, soluções de tensoativo, microemulsão e nanoemulsão, Os tensoativos utilizados foram o Óleo de Coco Saponificado (OCS), em solução aquosa e um álcool etoxilado UNTL-90: em solução aquosa, e em sistemas de microemulsão e nanoemulsão. Dentre os sistemas investigados, a nanoemulsão foi a que apresentou maior eficiência de remoção com 88% do diesel, sendo a mais viável ecológica e tecnicamente por ser um sistema com menor teor de matéria ativa.
Abstract: Among the potentially polluting economic activities that compromise the quality of soil and groundwater stations are fuel dealers. Leakage of oil derived fuels in underground tanks or activities improperly with these pollutants can contaminate large areas, causing serious environmental and toxicological problems. The number of gas stations grew haphazardly, without any kind of control, thus the environmental impacts generated by these enterprises grew causing pollution of soil and groundwater. Surfactants using various techniques have been proposed to remedy this kind of contamination. This study presents innovation as the application of different systems containing surfactant in the vapor phase and compares their diesel removal efficiencies of soil containing this contaminant. For this, a system that contains seven injection wells the following vaporized solutions: water, surfactant solution, microemulsion and nanoemulsion, The surfactants used were saponified coconut oil (OCS), in aqueous solution and an ethoxylated alcohol UNTL-90: aqueous solution , and nanoemulsion and microemulsion systems. Among the systems investigated, the nanoemulsion showed the highest efficiency, achieving 88% removal of residual phase diesel, the most ecologically and technically feasible by a system with lower content of active matter
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19443
Aparece nas coleções:PPGCEP - Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo

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