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Título: Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em Química para abordar a temática água
Autor(es): Santana, Iany Silva de
Palavras-chave: UEPS;Aprendizagem de conceitos químicos;Aprendizagem significativa;Química;Água
Data do documento: 11-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SANTANA, Iany Silva de. Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em Química para abordar a temática água. 2014. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: The evidence of the water theme in news reports is configured as an important topic of interest to contextualize, problematize and/or generate meaning in the midst of discussion of a content from different levels of education and/or disciplines of basic education. The possibilities to use this theme in classroom is also highlighted in Brazilian official documents that guide the practice of teachers of all Brazilian curricular components of this educational level. So, the theme water can be used as subsidy to teach chemistry, since contextualises the teaching of this discipline aiding in the discussion of different chemical concepts. In this perspective, the meaningful learning theory, developed by David Ausubel, has constructivist nature and says that an individual learns significantly when he can relate new information with a specific knowledge structure that integrates the prior knowledge of its structure. In this sense, the use of water as a theme for the approach prior knowledge of chemical concepts has already been characterized as an important topic that can give meaning to the content of education in chemistry. In this dissertation, a teaching unit potentially significant (TUPS) is presented based on meaningful learning theory of David Ausubel approaching the theme water. approaching the theme water. The unit was used in a class of thirty-five students of the 2nd year of high school, a public school in the city of Extremoz-RN, metropolitan region of Natal / RN. Through it was possible to discuss an issue of interest to students of the school to address the chemical contents, such as solutions, physicochemical aspects and stages of water treatment. At first, an initial questionnaire was used to identify the students' previous ideas on the topic under study to the concept of chemical solutions. It was subsequently developed and implemented a series of activities based on students' ideas. To subsidize the sequence, it was prepared four booklets that worked the content of chemical solutions, contextualizing the theme water. The results of this work showed that the alternative conceptions that students have about concepts related to the chemical solutions are similar to the ideas of other students presented in the literature and that the development of the TUPS, allied to the contextualization strategy with the theme water, not only motivated the students for the teaching of chemical content, as yet provided the learning of chemical concepts not in isolation, but making a connection between their ideas and experiences with scientific knowledge. To this, beyond of dialogued lectures, were also used strategies as experimental activities, problem solving, group discussions and construction of concept maps. The final evaluation of the unit was conducted by a questionnaire based on the Likert scale, answered individually by students, who approved the unit as conducive to teaching and learning of chemistry process
metadata.dc.description.resumo: A evidência do tema água em notícias jornalísticas se configura como um importante tema de interesse para contextualizar, problematizar e/ou gerar significado em meio a discussão de conteúdos de diferentes níveis de ensino e/ou disciplinas da educação básica. As possibilidades de utilizar esse tema em sala de aula é também ressaltada nos documentos oficiais brasileiros que orientam a prática de professores de todos os componentes curriculares brasileiro desse nível de ensino. Assim, a temática água pode ser utilizada como subsídio para ensinar química, uma vez que contextualiza o ensino dessa disciplina auxiliando na discussão de diferentes conceitos químicos. A teoria da aprendizagem significativa, desenvolvida por David Ausubel, possui cunho construtivista e diz que um indivíduo aprende significativamente quando consegue relacionar uma nova informação com uma estrutura de conhecimento específica que integra a sua estrutura de conhecimentos prévios. Nesse sentido, o uso do tema água como conhecimento prévio para a abordagem de conceitos químicos já vem se caracterizando como uma importante tema que pode dar significado aos conteúdos de ensino na química. Nesta dissertação é apresentada uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e estudos de MOREIRA (2010) abordando a temática água. A unidade foi aplicada em uma turma de trinta e cinco alunos do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Extremoz-RN. Através dela, foi possível discutir uma problemática de interesse dos alunos da escola para abordar conteúdos da química, como por exemplo, soluções, aspectos físico-químicos e as etapas de tratamento da água. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário inicial para identificação das ideias prévias dos alunos referente ao tema em estudo ao conceito de soluções químicas. Posteriormente, foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades baseada nas ideias dos alunos. Para subsidiar a sequencia foram preparadas quatro cartilhas que trabalhavam o conteúdo das soluções químicas contextualizando com o tema água. Os resultados deste trabalho mostraram que as ideias que os alunos apresentam a respeito de conceitos relacionados ao conteúdo de soluções químicas são semelhantes às ideias de outros alunos apresentadas na literatura e que a elaboração da unidade de ensino potencialmente significativa aliada à estratégia da contextualização com o tema água, motivou os alunos para o ensino de conteúdos químicos, além de proporcionar a aprendizagem de conceitos químicos não de forma isolada, mas fazendo uma ligação entre suas ideias e vivências, com o conhecimento cientifico. Para tanto, além de aulas expositivas dialogadas também foi usado estratégias como: atividades experimentais, resolução de problemas, discussões em grupos e construção de mapas conceituais. A avaliação final da unidade foi realizada através de um questionário baseado na escala de likert, respondido individualmente pelos estudantes, que aprovaram a unidade como favorável ao processo de ensino e aprendizagem da química.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19486
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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