Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGutierre, Liliane dos Santos-
dc.contributor.authorBraz, Maria Edilande-
dc.date.accessioned2015-12-17T21:53:51Z-
dc.date.available2015-12-17T21:53:51Z-
dc.date.issued2014-06-18-
dc.identifier.citationBRAZ, Maria Edilande. História da matemática e teatro nas aulas sobre Teorema de Tales: um script proposto. 2014. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19487-
dc.description.abstractThis study will present the results of an investigation of how the history of mathematics and theater can contribute to the construction of mathematical knowledge of students in the 9th year of elementary school, through the experience, preparation and execution of a play, beyond presentation of the script. This brings a historical approach, defining space and time of events, putting the reader and viewer to do the route in the biography of Thales of Miletus (624-546 a.C), creating situations that led to the study and discussion of the content related to the episode possible to measure the height of the pyramid Khufu and the Theorem of Thales. That said, the pedagogical proposal implemented in this work was based on theoretical and methodological assumptions of the History of Mathematics and Theatre, drawing upon authors such as Mendes (2006), Miguel (1993), Gutierre (2010), Desgrandes (2011), Cabral (2012). Regarding the methodological procedures used qualitative research because it responds to particular issues, analyzing and interpreting the data generated in the research field. As methodological tools we have used participant observation, the questionnaire given to the students, field diary and dissertativos texts produced by students. The processing and analysis of data collected through the questionnaires were organized, classified and quantified in tables and graphs for easy viewing, interpretation, understanding and analysis of data. Data analysis corroborated our hypothesis and contributed to improving the use and display of the play as a motivating activity in mathematics classrooms. Thus, we consider that the script developed, ie the educational product proposed will bring significant contributions to the teaching of Mathematics in Primary Educationpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectScriptpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectTeorema de Talespt_BR
dc.titleHistória da matemática e teatro nas aulas sobre Teorema de Tales: um script propostopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9844172812509657-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8693761992237347-
dc.contributor.referees1Sousa, Giselle Costa de-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282-
dc.contributor.referees2Rêgo, Rogéria Gaudêncio do-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180-
dc.description.resumoO presente estudo apresentará os resultados de uma investigação acerca de como a História da Matemática e o Teatro podem contribuir para a construção do conhecimento matemático de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da vivência, preparação e execução de uma peça teatral, além da apresentação do script. Este traz uma abordagem histórica, definindo tempo e espaço dos acontecimentos, situando o leitor e o espectador a fazerem o percurso na biografia de Tales de Mileto, criando situações, que levaram ao estudo e a discussão dos conteúdos relacionados ao possível episódio da medição da altura da pirâmide de Quéops e ao Teorema de Tales. Isto posto, a proposta pedagógica implementada no decorrer deste trabalho, foi fundamentada em pressupostos teóricos e metodológicos da História da Matemática e do Teatro. No que concerne aos procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa qualitativa, porque responde a questões particulares, analisando e interpretando as informações geradas no campo da pesquisa. Como instrumentos metodológicos lançamos mão da observação participante, do questionário aplicado aos estudantes, do diário de campo e dos textos dissertativos produzidos pelos estudantes. O tratamento e análise dos dados colhidos por meio dos questionários foram organizados, classificados e quantificados em tabelas e gráficos para facilitar a visualização, a interpretação, a compreensão e a análise dos dados. A análise dos dados corroborou com nossa hipótese e contribuiu para aperfeiçoar e indicar o uso da peça teatral como uma atividade motivadora nas aulas de Matemática. Assim, consideramos que o script elaborado, ou seja, o produto educacional proposto trará importantes contribuições para o ensino da Matemática na Educação Básica.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaEdilandeBraz_DISSERT.pdf3,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.