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Título: Utilização do resíduo grosso do beneficiamento da scheelita em aplicações rodoviárias
Autor(es): Gerab, André Tabosa Fernandes de Santa Cruz
Orientador: Ingunza, Maria Del Pilar Durante
Palavras-chave: Scheelita;Rejeito;Pavimentação
Data do documento: 30-Mai-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GERAB, André Tabosa Fernandes de Santa Cruz. Utilização do resíduo grosso do beneficiamento da scheelita em aplicações rodoviárias. 2014. 123f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: A mineração é uma atividade de grande valor econômico e social, auxiliando no desenvolvimento do país. Por outro lado, pode ser extremamente danosa ao meio ambiente caso não exista um adequado estudo de gestão de resíduo como medida mitigadora de seus efeitos. Exemplo de alguns desses efeitos nocivos são a poluição das águas, do solo e do ar. Existem outros tipos de poluições geradas pelas atividades mineradoras, como a poluição visual, devido à estocagem dos rejeitos por muitas vezes realizados a céu aberto, modificado a paisagem local; a poluição sonora devido aos ruídos provocados pelas maquinas, dentre outros. Uma das formas de ser amenizar os impactos ambientais gerados pela mineração é a gestão adequada de seus rejeitos, através, por exemplo, da sua utilização em construção de rodovias. Com esse intuito, este trabalho se propõe a dar uma destinação adequada os rejeitos oriundos do beneficiamento da scheelita, decorrentes da atividade mineradora do grupo de mineração Tomaz Salustino, na mina Brejuí, localizada no município de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte. O presente trabalho foi desenvolvido quatro etapas, sendo que a primeira engloba os ensaios químicos e mineralógicos, de DRX e FRX em que se pretende descobrir a composição do material estudado. A etapa seguinte compreende a caracterização física do rejeito, por meio de ensaios de granulometria e massa específica dos sólidos, limite de liquidez e limite de plasticidade. A terceira etapa contempla os ensaios específicos da pavimentação, por assim dizer, o ensaio de compactação Proctor e o ensaio de Índice de Suporte Califórnia. Por fim, a quarta etapa compreende a caracterização mecânica, representado pelos ensaios de cisalhamento direto, tanto na condição seca quanto inundada. Foi verificada a viabilidade técnica da utilização do rejeito grosso oriundo do beneficiamento da scheelita, compactado na energia modificada, para utilização em camadas de sub-base. Para o rejeito moldado nas energias intermediária e normal é viável a sua utilização como camadas menos nobres, como reforço de subleito e subleito. A incorporação dos rejeitos do beneficiamento do Scheelita em rodovias proporcionará uma alternativa ao uso de agregados convencionalmente utilizados na pavimentação, uma destinação adequada dos rejeitos da scheelita, como também a preservação ambiental.
Abstract: Mining is an activity of great economic and social value, assisting in the development of the country. However, it can be extremely harmful to the environment if no proper waste management study exists as mitigation measure its effects. Sample some of these harmful effects are pollution: water, through the seepage of waste into the groundwater; soil; of fauna and flora; sound (due to the noise of machines); visual from the residue stored in the open, changing the local landscape; and air. One way to mitigate environmental impacts caused by mining is the proper management of their waste through their use on highways. To that end, this paper proposes to give an appropriate destination to grit coming from the beneficiation of scheelite, due to mining activity from mining group Tomaz Salustino in Brejuí mine, located in the city of Currais Novos in the state of Rio Grande do Norte. This work was developed in four stages. The first comprised the chemical and mineralogical tests, DRX and FRX in which they sought to discover the composition of the material studied. The next step involved the physical characteristics of the waste by means of specific tests and grinding the solid mass, LL and LP. The third stage included the specific tests applied to the pavement, with the compaction test and test Index Support California. Finally, the fourth stage was the mechanical characterization, represented by direct shear tests, both in the flooded condition and not in flooded condition. The technical feasibility of using the modified energie compacted in layers of subbase power has been verified. In normal and intermediate energies is feasible to use less noble as layers as the subgrade. The incorporation of the waste in layers of road pavements provide an alternative to conventionally used in paving aggregates, providing a proper disposal of tailings from scheelite, as well as environmental preservation
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19515
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