Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19733
Título: Probabilidades assintóticas da cauda de somas ponderadas de variáveis aleatórias dependentes com variação dominada
Autor(es): Félix, Wenia Valdevino
Orientador: Ferreira, Débora Borges
Palavras-chave: Cauda pesada;Cauda longa;Cauda de variação dominada;Comportamento assintótico;Somas aleatórias ponderadas;Probabilidade
Data do documento: 20-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FÉLIX, Wenia Valdevino. Probabilidades assintóticas da cauda de somas ponderadas de variáveis aleatórias dependentes com variação dominada. 2015. 81f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada e Estatística) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Neste trabalho estudamos o comportamento assintótico das probabilidades da cauda das somas aleatórias ponderadas de variáveis aleatórias com certa estrutura de dependência e de variação dominada, baseados no artigo de Hai-zhong Yang, com título “Asymptotic Tail Probability of Randomly Weighted Sums of Dependent Random Variables with Dominated Variation”. Para tanto, apresentamos resultados essenciais sobre a classe de distribuições de cauda pesada que contém as seguintes subclasses: de cauda subexponencial, longa, variação regular,variação regular estendida e variação dominada, dentre outras. Nosso objetivo é proporcionar todo um embasamento teórico para esclarecer ao máximo a demonstração do Teorema de Yang. Para isto, apresentamos a demonstração de três lemas principais e de alguns resultados que são utilizados na demonstração desses lemas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19733
Aparece nas coleções:PPGMAE - Mestrado em Matemática Aplicada e Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WeniaValdevinoFelix_DISSERT.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.