Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19746
Título: | Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas |
Autor(es): | Santos, Josieldes Marques dos |
Orientador: | Santana, Fagner Lemos de |
Palavras-chave: | Infinito;Séries;Quadratura da parábola;Arquimedes |
Data do documento: | 9-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SANTOS, Josieldes Marques dos. Quadratura da parábola: uma abordagem possível para o ensino de somas infinitas. 2014. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos o tratado da quadratura da parábola, o qual trata do cálculo da área deum segmento de parábola que foi feito por Arquimedes. Para isso, são necessárias considerações sobre sequências e séries, com as quais podemos introduzir a ideia de processos infinitos (ou do conceitode infinito) para alunos do ensino básico. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19746 |
Aparece nas coleções: | PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JosieldesMarquesDosSantos_DISSERT.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.