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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rêgo, Delane Maria | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Marinaldo Horácio de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-03T23:46:59Z | - |
dc.date.available | 2016-02-03T23:46:59Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-19 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Marinaldo Horácio de Oliveira. Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades. 2014. 89f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19753 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino em saúde | pt_BR |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.title | Imitating art – estratégia inovadora de educação médica: identificando desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9331107135780798 | - |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5517143911175495 | - |
dc.contributor.referees1 | Azevedo, George Dantas de | - |
dc.contributor.referees1ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1088076378928302 | - |
dc.contributor.referees2 | Rapp, Gisela Estela | - |
dc.contributor.referees2ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2159054793427796 | - |
dc.contributor.referees3 | Carvalho, Maria Goretti Freire de | - |
dc.contributor.referees3ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8934375314306198 | - |
dc.contributor.referees4 | Vilar, Maria José Pereira | - |
dc.contributor.referees4ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4265369922470937 | - |
dc.contributor.referees5 | Carvalho, Rejane Andrade de | - |
dc.contributor.referees5ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees5Lattes | http://lattes.cnpq.br/7060394224697599 | - |
dc.description.resumo | Este estudo de caráter qualitativo, com base em metodologia pesquisa – ação, procurou descrever características funcionais da estratégia de ensino „Imitating Art”, construída com base em métodos de dramatização, solução de problemas e tempestade cerebral e alicerçada no processo de ensino de arte do conhecer, apreciar e fazer arte. Participaram da pesquisa 96 alunos do ensino em saúde com idade média de 21 anos. Com o objetivo de desenhar as características funcionais da estratégia, a mesma foi planejada, descrita, modificada e avaliada em 4 etapas: experimentação, metodização, adequação e replicação. Cada etapa foi verificada a partir de avaliação observacional pelos docentes envolvidos e análise de conteúdo sobre as respostas dos alunos participantes, em instrumento de avaliação próprio. Da fase experimental participaram 14 alunos dos quais 100 % aprovaram a estratégia. A análise de conteúdo mostrou Identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (30,6%), características da atividade (22,2%), e mediação de trabalho em grupo (16,7%). A observação identificou ativo trabalho atitudinal em uma dinâmica de grupo criativa. Na fase de metodização participaram 31 alunos, dos quais 96,9% aprovaram a estratégia. Na análise de conteúdo, as ideias mais presentes foram, dificuldades encontradas pelos participantes (28%), identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (17,6%), Implicação da estratégia no cotidiano profissional (13,2%) e mediação do trabalho em grupo (13,2%). Na fase de Adequação, participaram 32 alunos, dos quais 90,7% demonstraram aprovação da estratégia. A avaliação dos participantes evidenciou como mais importante a mediação do trabalho em grupo (29,6%), identificação de ferramentas cognitivas e afetivas (21,3%) e características da atividade (19,7%). A fase de replicação teve 19 alunos, dos quais 100% aprovaram a estratégia e cuja avaliação demonstrou principalmente dificuldades encontradas pelo participante (27,8%), mediação do trabalho em grupo (25%) e Habilidade criativa da atividade (22,2%). A avaliação bidimensional mostrou que se constitui como uma estratégia de abordagem ativa e colaborativa, podendo ser usada como instrumento linear de diagnóstico e incremento de competências atitudinais tais como criatividade e trabalho em grupo. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCSA - Doutorado em Ciências da Saúde |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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