Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19765
Título: Metafísica do tempo presente: sobre o programa de Walter Benjamin a uma filosofia vindoura
Autor(es): Neves, Francisco Ramos
Palavras-chave: Walter Benjamin;Tempo-presente;Metafísica;Experiência;Filosofia da atualidade
Data do documento: 22-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: NEVES, Francisco Ramos. Metafísica do tempo presente: sobre o programa de Walter Benjamin a uma filosofia vindoura. 2014. 152f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Our thesis tracks down and explores a method of reading Walter Benjamin´s texts and examines his proposal to a "coming philosophy" by highlighting his higher concept of "experience" (Erfahrung) for the foundation of a metaphysics for the Now-Time. Accordingly, it starts first from the application of the method and analyzes what is to be rescued from the Kantian legacy, as indicated in Benjamin´s youth "Program for a coming Philosophy" (1917-1918). Then, to discuss and evaluate Benjamin´s project of a "coming philosophy" several youth´s texts are compared with later texts which propose a new concept of experience as both aesthetic and historical basis for a philosophy of "NowTime" (Jetztzeit). Finally, by analogy with Kant´s critical attitude against dogmatic metaphysics the challenge of metaphysics today is discussed, especially Benjamin´s proposal to "Now-Time-Metaphysics" within the context of crisis and bankruptcy of explanatory models of reality in philosophy.
metadata.dc.description.resumo: Nossa tese desenvolve um método de leitura sobre a proposta de Walter Benjamin a uma filosofia vindoura, especificando a importância do conceito de experiência (Erfahrung) para a fundamentação de uma metafísica do tempo presente. Partimos do estudo de como se deve ler Benjamin e depois analisamos o que se pretende resgatar do legado kantiano conforme indicado em um texto de sua juventude “Über das programm der kommenden philosophie” escrito entre 1917-1918, a fim de suscitar o debate sobre a vitalidade de uma “filosofia vindoura” enquanto “metafísica do presente”. A pesquisa parte da releitura dos textos juvenis de Benjamin comparado com outros textos da maturidade que propõem um novo conceito de experiência como base estético-histórica a uma filosofia do “tempo-presente”. A tese discute o desafio de uma metafísica na atualidade em face da crise da ciência e de falência dos modelos explicativos da realidade na filosofia, por analogia com a atitude do criticismo kantiano em sua contraposição à metafísica dogmática de seu tempo.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19765
Aparece nas coleções:PPGFIL - Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoRamosNeves_TESE.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.