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Título: Cave móvel de baixo custo para auxiliar na educação
Autor(es): Santos, Rosangela de Araújo
Palavras-chave: Realidade virtual;X3D;Instant reality;Educação;CAVE
Data do documento: 19-Jan-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SANTOS, Rosangela de Araújo. Cave móvel de baixo custo para auxiliar na educação. 2015. 117f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: The acquisition cost of a CAVE is high. Until recently, the figure was millions of dollars. This factor prevented the spread of the CAVE as a research tool and application in education. However, in recent years there has been a significant reduction in hardware costs and the development of free software for managing these environments. This cost reduction enabled several initiatives of implementation .In this work we used the methodological approach of Systems Engineering for recommend the design and construction of a low cost CAVE from studies of the various technologies involved. The work starts from the design of the space required for installation, specification of materials that make up its structure the choice of hardware and software management and construction of virtual worlds. From the construction of the prototype and the choice of InstantReality API was established the necessary knowledge to recommend of building an immersive environment. This structure will allow the development and use of disciplinary and interdisciplinary content geared to teaching/learning as well as the advancement of research conducted with use of Virtual Reality Technology in Education, involving new challenges.
metadata.dc.description.resumo: O alto custo de aquisição de uma CAVE, que até recentemente se estimava em milhões de dólares, tornou proibitivo sua disseminação como ferramenta de pesquisa e aplicação na educação. Porém a drástica redução dos custos do hardware envolvido e o desenvolvimento de Software Livre para gerenciamento destes ambientes tem possibilitado diversos iniciativas de implementação de CAVEs de baixo custo. Neste trabalho utilizamos a abordagem metodológica de Engenharia de Sistemas para recomendar o projeto e construção de uma CAVE de baixo custo a partir de estudos das diversas tecnologias envolvidas. Partimos do dimensionamento do espaço requerido para sua instalação, da especificação dos materiais que compõem sua estrutura a escolha do hardware e software de gerenciamento e de construção de mundos virtuais. A partir da construção do protótipo e da escolha da API InstantReality pudemos estabelecer o conhecimento necessário a recomendação de construção de um ambiente imersivo. Esta estrutura permitirá o desenvolvimento e utilização de conteúdo disciplinar e interdisciplinar voltado ao ensino/aprendizado, assim como ao avanço das pesquisas realizadas com uso da Tecnologia de Realidade Virtual na Educação, envolvendo novos desafios.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19832
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