Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19845
Título: Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck
Autor(es): Brandão, Xênia Silva Gomes
Palavras-chave: Formação de professores;Epistemologia de Ludwik Fleck;Licenciatura em física;Ensino
Data do documento: 30-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: BRANDÃO, Xênia Silva Gomes. Uma análise da formação de professores de física do IFRN a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. 2013. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: This study arises in the context of physics teacher training and aims, from the speech of the teacher trainer, identify possible pedagogical models and characterize thinking styles present in the course of licentiate in physics of IFRN using the epistemology of Ludwik Fleck. We classify our research as qualitative with an empirical nature, and for the analysis we chose the discursive textual analysis - DTA (MORAES, 2003). The locus of our research will be the licentiate in physics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN, Natal-Central Campus and the research subjects, a group of teacher trainers of this course. We interviewed ten teachers, being six from the group dedicated to physics and four from the group dedicated to didactics and pedagogy. From this design, we performed data acquisition consisted of: 1) semi-structured interview, 2) document analysis. On the data analysis, with the support of pedagogical trends that were observed in our study based on the perception of the similarities and differences between the ideas presented by teachers about: education and teaching; ideal teaching practice, teacher's role, learning conceptions, and according to the student and on the ideological thinking of these former teachers on the professional profile of graduates, we noted subsidies to identify evidences of the presence of three distinct thinking styles that interrelate with each other in a considerably intense way. The relevance of the study is presented in the understanding of thinking styles that participate in the dynamics of the course of teacher training in physics, and by consequence, elucidation of a problem pointed out a priori as motivating the research: the difficulty of communicative interaction on educational practices among teacher trainers. We bring Fleck's epistemology as a motivating possibility of dialogue and negotiation, setting thus an instrument of real change, towards the significance of teacher training in physics.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo surge no contexto de formação de professores de física e objetiva, a partir do discurso do professor formador, identificar possíveis modelos pedagógicos e caracterizar estilos de pensamento presentes no curso de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), utilizando a epistemologia de Ludwik Fleck. Caracterizamos a nossa pesquisa como qualitativa de natureza empírica e optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES, 2003). O lócus de nossa investigação foi o curso de licenciatura em física do IFRN, Campus Natal Central, e os sujeitos da pesquisa, um grupo de professores formadores dessa licenciatura. Foram entrevistados dez docentes, sendo seis do núcleo específico da física e quatro das disciplinas do núcleo didático-pedagógico. Mediante esse desenho, compusemos uma coleta de dados desenvolvida por: 1) entrevista semiestruturada; 2) análise documental. Nas análises dos dados, com o suporte das tendências pedagógicas que verificamos em nosso estudo a partir da percepção das semelhanças e diferenças entre as concepções apresentadas pelos professores sobre: educação e ensino; prática de ensino ideal; função do professor; concepções de aprendizagem; e função do aluno e do pensamento ideológico desses professores formadores sobre o perfil profissional do egresso, observamos subsídios para identificar indicativos da presença de três estilos de pensamento distintos e que se inter-relacionam entre si de forma mais ou menos intensa. A relevância do estudo se apresenta na compreensão dos estilos de pensamento que participam da dinâmica do curso de formação de professores em física e, por consequência disso, na elucidação de uma problemática apontada a priori como motivadora da pesquisa, qual seja: a dificuldade de interação comunicativa sobre as práticas educacionais entre os professores formadores. Trazemos a epistemologia de Fleck como uma possibilidade motivadora de diálogo e negociação, configurando-se, dessa forma, como um instrumento de mudança efetiva, tendo em vista a significação da formação de professores de física.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19845
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XeniaSilvaGomesBrandao_DISSERT.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.