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Título: Caracterização de resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro para uso em pavimentação
Autor(es): Dantas, André Augusto Nóbrega
Orientador: Ingunza, Maria Del Pilar Durante
Palavras-chave: Minério de ferro;Solo granular;Resíduo;Pavimentação
Data do documento: 25-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DANTAS, André Augusto Nóbrega. Caracterização de resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro para uso em pavimentação. 2015. 107f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A mineração no Brasil possui papel fundamental no desenvolvimento econômico e social, contribuindo diretamente na melhoria de vida da população. Entretanto, a atividade mineradora ainda que seja feita de forma responsável e com um estudo adequado de gestão de resíduos para diminuir o impacto dos seus efeitos, pode vir a causar danos nocivos ao meio ambiente. Outras formas de poluição também são geradas devido à atividade mineradora. A poluição visual, provocada, pelo armazenamento dos resíduos a céu aberto, além da poluição sonora, provocada pelo barulho excessivo das máquinas tanto na extração do minério, como no beneficiamento. Uma forma alternativa de diminuir os impactos ambientais provocados pela mineração é a utilização dos resíduos nas camadas que irão compor os pavimentos das rodovias. Então, este trabalho se propõe a dar uma destinação adequada aos resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro, decorrentes da atividade mineradora do grupo de mineração Mhag Serviços e Mineração S/A e Mineração, na mina do Bonito, localizada no município de Jucurutu, no estado do Rio Grande do Norte. Os resíduos do minério de ferro foram estabilizados com um solo granular proveniente do município de Macaíba, também no estado do Rio Grande do Norte, o qual está sendo utilizado da duplicação da BR- 304 referente ao trecho intitulado de Reta Tabajara. O presente trabalho foi desenvolvido em três etapas, sendo a primeira dividida pelos ensaios químicos e mineralógicos, pelos ensaios de caracterização física e pelos ensaios de pavimentação para os resíduos do minério de ferro. A segunda etapa corresponde aos mesmos ensaios, sendo realizado para o solo granular. A terceira etapa contempla os ensaios citados para três diferentes misturas de resíduos de minério de ferro e solo granular, sendo elas: 15% de resíduos de minério de ferro e 85% de solo granular, 25% de resíduos de minério de ferro e 75% de solo granular, 50% de resíduos de minério de ferro e 50% de solo granular. Foi verificada a viabilidade técnica da utilização dos resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro, compactado na energia intermediária e modificada, para utilização em camadas de base, sub-base, reforço de subleito e subleito. A incorporação dos resíduos oriundos do beneficiamento do minério de ferro em rodovias proporcionará uma alternativa ao uso de agregados convencionalmente utilizados na pavimentação, além de preservar o meio ambiente.
Abstract: Mining in Brazil has a key role in economic and social development, contributing directly to improve the lives of the population. However, the mining activity even if done responsibly and with a proper study of waste management to reduce the impact of its effects, may cause harmful damage to the environment. Other forms of pollution are also caused due to mining activity. The visual pollution caused by the waste storage at open sky, in addition to the noise pollution caused by the excessive noise of the machines both in the extraction of ore, as in processing. An alternative way to lessen the environmental impacts caused by mining is the use of waste in layers that will compose the pavements along the highways. Thus, this work sets out to give a proper disposal of the wastes from the processing of iron ore, resulting from the mining activity of the group of mining Mhag Services and Mining S/A, in the mine of Bonito, located in Jucurutu, a town in the state of Rio Grande do Norte. The residues of the iron ore were stabilized with a granular soil from the city of Macaiba, also in the state of Rio Grande do Norte, which is being used in the duplication of the BR-304 referring to the entitled passage of Reta Tabajara. The present work was developed in three stages, being the first one divided by the chemical and mineralogical tests, by the tests of physical characterization and by the tests of paving for the residues of the iron ore. The second stage corresponds to the same tests being performed for granular soil. The third stage includes the essays abovementioned for three different mixtures of iron ore waste and granular soil, being they: 15% of iron-ore waste and 85% of granular soil, 25% of iron-ore waste and 75% of granular soil, 50% of iron-ore waste and 50% of granular soil. The technical feasibility of using waste from the iron ore beneficiation was checked, compressed in the intermediate energy and modified for use in base layers, sub-base, reinforcement subgrade and subgrade. The incorporation of the residues originating from the improvement of the iron ore in highways will provide an alternative to the use of aggregate conventionally used in the paving, besides preserving the environment.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19871
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