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Título: Correspondências científicas como uma relação didática entre história e ensino de matemática: o exemplo das cartas de Euler a uma princesa da Alemanha
Autor(es): Pereira, Daniele Esteves
Palavras-chave: História da matemática;Ensino de matemática;Cartas pedagógicas
Data do documento: 29-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: PEREIRA, Daniele Esteves. Correspondências científicas como uma relação didática entre história e ensino de matemática: o exemplo das cartas de Euler a uma princesa da Alemanha. 2014. 276f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Lettres àune Princesse d'Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Letters to a Princess of Germany on various topics of physics and philosophy) is the work taken as an object of study of this thesis. It is a literary success written in the eighteenth century by the Swiss mathematician and physicist Leonhard Paul Euler (1707-1783) in order to meet a request from the Prussian king, Frederick II, the Great (1712-1786) to accept to guide the intellectual education of his niece, the young princess Anhalt-Dessau (1745-1808). The method of teaching and learning through letters elected to the education of the German monarch resulted in a collection of 234 matches in which Euler theory is about music, Philosophy, Mechanics, Optics, Astronomy, Theology and Ethics among others. The research seeks to point out mathematical content contained in this reference work based on the exploitation and adaptation of original historical works as an articulator of development activities for teaching mathematics in basic education and in accordance with the National Curriculum Parameters of Mathematics (NCP) work. The general objective point out the limits and didactic potential of Lettres à une Princesse d'Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie as a source of support for teachers of basic education in developing activities for teaching mathematics. The discussions raised point to concrete possibilities of entanglement between the extracted mathematical content of the bulge of the work with current teaching methodologies from resizing the use of letters according to Freire's pedagogical perspective of the correspondence, and especially the use of new communication channels in the century XXI, both aimed at dialogue and approximation between those who write and those who read.
metadata.dc.description.resumo: Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Cartas a uma princesa de Alemanha sobre diversos temas de física e filosofia) é a obra tomada como objeto de estudo desta tese. Trata-se de um sucesso literário escrito no século XVIII pelo matemático e físico suíço Leonhard Paul Euler (1707-1783) com o intuito de atender à uma solicitação do Rei da Prússia, Frederico II, o grande (1712-1786) para que aceitasse tutorear a educação intelectual de sua sobrinha, a jovem princesa Anhalt-Dessau (1745-1808).O método de ensino-aprendizagem por meio de cartas eleito para a educação da monarca alemã resultou em uma coletânea de 234 correspondências nas quais Euler versa sobre teoria musical, Filosofia, Mecânica, Óptica, Astronomia, Teologia e Ética entre outros. A pesquisa busca assinalar conteúdos matemáticos presentes na obra referência deste trabalho fundamentada na exploração e adaptação de obras históricas originais como articuladora do desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica e em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN). Tem como objetivo geral apontar os limites e potencialidades didáticas de Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie como fonte de estudos e apoio para professores da Educação Básica na elaboração de atividades para o ensino de matemática. As discussões levantadas sinalizam para possibilidades concretas de entrelaçamento entre os conteúdos matemáticos extraídos do bojo da obra com metodologias de ensino atuais a partir do redimensionamento do uso de cartas pedagógicas segundo a perspectiva freireana da correspondência e, principalmente da utilização de novas vias de comunicação do século XXI, ambas visando o diálogo e a aproximação entre quem escreve e quem lê.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19902
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