Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20052
Title: Ser-imagem – Além do selfie. A autorrepresentação fotográfica no Facebook
Authors: Freitas, Jean Sartief Soares Amorim de
Keywords: Fotografia;Imagem;Facebook;Consumo;Tecnologia;Autorrepresentação;Redes sociais online
Issue Date: 11-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FREITAS, Jean Sartief Soares Amorim de. Ser-imagem – Além do selfie. A autorrepresentação fotográfica no Facebook. 2014. 180f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Em uma sociedade cada vez mais imagética e conectada em diversas redes sociais online, cada usuário ao tirar fotos de si mesmo e postá-las na rede social online, faz um autorregistro que emerge na autorrepresentação por práticas cotidianas agregadas de temáticas variadas. A presente pesquisa busca estudar as dinâmicas das relações desta autorrepresentatividade fotográfica com agência, tecnologia, afetividade, e consumo, compondo um ser integrado com a visualidade e suas reverberações, o que aqui denomino como Ser-Imagem. O objetivo desta dissertação é lançar um olhar antropológico sobre essas práticas. Neste sentido, trago a pesquisa desenvolvida no campo da imagem e da ciberantropologia com interlocutores diversos estabelecidos em diálogos, análise de dados e encontros virtuais. Procurei além das conversas e entrevistas analisar os perfis na rede social, como suas postagens cotidianas, álbuns de fotografias disponíveis na rede online, compartilhamentos e, principalmente, fotos autorrepresentativas.
Abstract: In a crescent connected and image-made society in various online social networks, each user taking pictures of him/herself and posting them on social online network, makes a self-registration that emerges in self-representation by aggregated daily practices of various themes. This research aims to study the dynamics of the relations of this photographic self-representation relations with agency, technology, affectivity, and consumption that goes beyond narcissism, composing a being integrated with the visual power and its reverberations, which I hereby call as Being -Image. The goal of this paper is an anthropological look over these practices. In this sense, I carry out the research developed in the field of image and cyber antropology with various interlocutors established in dialogues, analysis and virtual meetings. I tried, besides conversations and interviews, to analyze the profiles on the social network as well as daily posts, photo albums available on online network , sharings and mainly selfies.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20052
Appears in Collections:PPGAS - Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SerImagemAlem_Freitas_2014.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.