Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorValentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros-
dc.contributor.authorSouza, Marcello Freire Alves de-
dc.date.accessioned2016-03-29T00:01:12Z-
dc.date.available2016-03-29T00:01:12Z-
dc.date.issued2015-04-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Marcello Freire Alves de. Ensino da ultrassonografia diagnóstica a partir do ciclo básico do curso de medicina utilizando livro digital multimídia. 2015. 47f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20119-
dc.description.abstractCurrently, the diagnostic ultrasound is inserted in various areas of medical action and carried out by many medical professionals, from which militate directly in the image area, such as radiologists and sonographers, but also by gynecologists, pediatricians, neurologists, general practitioners, endocrinologists, angiologists, orthopedists, rheumatologists, urologists, general and vascular surgeons. It is well known that the medical professional, for the exercise of its mission, requires a broad set of skills, competencies and attitudes developed and exercised during their training period. Living with medical students over nearly 20 years in hospital environment, I noticed gaps in the learning process by the students about what is diagnostic ultrasound and its applications, demonstrating failures as understanding the basic acoustic ultrasound, difficulties in identifying of anatomical structures in ultrasound images and inability in requests examinations and interpretations of images and reports. Based on these findings, it was developed in this Professional Masters a multimedia digital book that exposes what the ultrasound as a diagnostic modality imaging, dealing with its historiography and its physical/acoustic concepts, relating the process of formation of the ultrasound image, discussing about the features of sonographic equipments and their embedded technologies and highlighting its diagnostic applications , the latter presented through videos which will be described aspects of captured ultrasound images. This book will be available for access in digital format, serving as a teaching tool in medical education since the beginning of the course, so that can be used in conjunction with the discipline of Gross Anatomy, offered in the basic cycle of the Medicine Undergraduate Course of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUltrassonografiapt_BR
dc.subjectEcografiapt_BR
dc.subjectDiagnóstico por Imagempt_BR
dc.subjectLivro digital multimidiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.titleEnsino da ultrassonografia diagnóstica a partir do ciclo básico do curso de medicina utilizando livro digital multimídiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programSEM PROGRAMApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9078415689059005-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3181772060208133-
dc.contributor.referees1Diniz Júnior, José-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7913193754933633-
dc.contributor.referees2Ramos, Wilsa Maria-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8051093143222873-
dc.description.resumoAtualmente a ecografia diagnóstica está inserida em várias áreas da atuação médica e vem sendo realizada por diversos profissionais médicos, desde os que militam diretamente na área da imagem como os imagenologistas (radiologistas e ultrassonografistas), até os ginecologistas, pediatras, neurologistas, clínicos gerais, endocrinologistas, angiologistas, ortopedistas, reumatologistas, urologistas, cirurgiões gerais e vasculares. É bem sabido que o profissional médico, para o exercício de sua missão, necessita de um amplo conjunto de habilidades, competências e atitudes desenvolvidas e exercitadas durante o seu período de formação. Convivendo com estudantes de medicina ao longo de quase 20 anos em ambiente hospitalar, observei lacunas no processo de aprendizagem por parte dos alunos quanto ao que é ultrassonografia diagnóstica e suas aplicações, evidenciando-se falhas quanto à compreensão da acústica básica ecográfica, percebendo-se dificuldades quanto à identificação das estruturas anatômicas nas imagens ecográficas, inabilidade nas solicitações de exames e nas interpretações das imagens e dos laudos. Partindo dessas constatações, foi desenvolvido neste mestrado profissional um livro digital multimídia que expõe o que vem a ser a ultrassonografia como modalidade diagnóstica por imagem, tratando de sua historiografia e seus conceitos físicos/acústicos, relatando o processo de formação da imagem ecográfica, discorrendo sobre as características dos equipamentos ultrassonográficos e suas tecnologias embarcadas, destacando-se suas aplicações diagnósticas, estas últimas apresentadas por meio de vídeos nos quais serão descritos aspectos das imagens ecográficas captadas. Esse livro estará disponível para acesso em formato digital, servindo de ferramenta didática à formação médica desde o início da graduação e poderá ser utilizado conjuntamente com a disciplina de anatomia topográfica e descritiva, oferecida no ciclo básico do curso de graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcelloFreireAlvesDeSouza_DISSERT.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.