Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20197
Título: Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
Autor(es): Araújo, Andersonn Henrique Simões de
Palavras-chave: Ensino de música em serviços socioassistenciais;Música e cultura;Ensino de música e complexidade;Facilitadores de música;Música e projetos sociais
Data do documento: 20-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: ARAÚJO, Andersonn Henrique Simões de. Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: This present research focus at the teaching of music in social programs, it discuss about the teaching concepts that permeates the educational-musical practice presents in Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), of Complexo Dom Bosco, in Natal-RN. The Objective is to reflect upon the music teaching concepts and the relations between musical knowledge and culture. For this, it was problematized the concepts of music teaching and learning in governmental social projects through theoretical and empirical research. After this step, it was studied the cultural aspects involving the routine in the institutions the influenced the music learning at Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, furthermore, and how these aspects are present in the constitution of the paradigms that involve music teaching. For this, it was used a qualitative approach and a case study as type of research. As data capture tool it was used the ethnographic write, photography, interviews as a Facilitator of music with the students of the program, and video recordings of musical learning situations. Theoretical support it was used authors who study the complexity, culture and music teaching in social projects. Finally, the conclusion is that musical learning, in the SCFV context, is involved of cultural conceptions steeped to the Oratório Dom Bosco space and the same time the Brazilian Social Assistance Policy. Sometimes these concepts are contradictory: discipline, leadership and combat social exclusion refer to dialogical cultural hologram of the institutions involved in the music education process.
metadata.dc.description.resumo: Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo-musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim, conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20197
Aparece nas coleções:PPGMUS - Metrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndersonnHenriqueSimoesDeAraujo_DISSERT.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.