Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20200
Título: Grande Missa Nordestina de Clóvis Pereira: estudo para interpretação
Autor(es): Bezerra, José Renato Accioly
Orientador: Oliveira, André Luiz Muniz
Palavras-chave: Missa;Música armorial;Clóvis Pereira
Data do documento: 8-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BEZERRA, José Renato Accioly. Grande Missa Nordestina de Clóvis Pereira: estudo para interpretação. 2014. 95f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre os elementos técnicos, estéticos e históricos, que possa contribuir para uma interpretação mais consciente e consistente da GRANDE MISSA NORDESTINA, do compositor Clóvis Pereira. Escrita para coro, solistas e orquestra em 1977, essa obra se destaca por ser uma das principais composições produzidas em Pernambuco durante o Movimento Armorial nos anos de 1970. Pretendemos na primeira parte, expor como uma cadeia consequente de elos a partir da experiência de vida do compositor, aliada à sua vivência musical, assim como, ao conhecimento técnico e estético junto a nomes como César Guerra-Peixe e Ariano Suassuna, geraram uma práxis musical, tornando essa obra uma espécie de síntese da produção do compositor nesse período. Na segunda parte apresentaremos um conjunto de sugestões interpretativas a partir das ideias musicais extraídas entre a comparação das duas gravações realizadas pelo compositor, assim como, do relato de experiências adquiridas pelo autor desse trabalho durante os processos de interpretação dessa obra.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20200
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseRenatoAcciolyBezerra_DISSERT.pdf13,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.