Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, George Dantas de-
dc.contributor.authorMedeiros, Jane Cristina-
dc.date.accessioned2016-04-07T23:27:32Z-
dc.date.available2016-04-07T23:27:32Z-
dc.date.issued2015-05-11-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Jane Cristina. Reanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemas. 2015. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20211-
dc.description.abstractIn whole world, including in Brazil, there is an absence of professionals who are able to be present at the moment of birth and give to the newborn the cares that they need to because either an absence of opportunity or inappropriate training to those professionals. This master´s thesis describes a construction and application of a neonatal resuscitation course that uses the problem based learning (PBL) methodology. The course has done in two meetings, one for the tutorial session, and another for practice session. The students were divided in groups of eight students each, under supervision of two teachers with experience in PBL methodology. The experience was considered successfully because there were students involvement and motivation. Some course aspects were rebuilt for its upgrading, like the correct use of methodology and building of custom educational material for students learning necessity. It suggests that the course can be used by the medical and nursing schools and perhaps other kind of health courses.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectRessuscitação cardiopulmonarpt_BR
dc.subjectNeonatologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleReanimação neonatal: capacitação de profissionais de saúde com base na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programSEM PROGRAMApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6687214732035536-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1088076378928302-
dc.contributor.referees1Santos, Marcelo dos-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Azevedo, Dulcian Medeiros de-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7071042889558651-
dc.description.resumoEm todo o mundo, incluindo no Brasil, há uma falta de profissionais habilitados na prática de reanimação neonatal pela falta de acesso ao treinamento ou mesmo ao treinamento inadequado destes profissionais. Este trabalho relata a construção e aplicação de um curso em reanimação neonatal voltado a profissionais de saúde com pouco ou nenhum conhecimento em reanimação neonatal, utilizando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP). O curso foi realizado em dois encontros, um para a realização da sessão tutorial, e um para treinamento prático nas habilidades relacionadas. Os participantes foram divididos em grupos de oito profissionais sob a supervisão de dois tutores com experiência no emprego da metodologia ABP. A experiência foi considerada como bem sucedida, pois promoveu o envolvimento dos participantes e motivação para o aprendizado. Alguns aspectos foram reforçados para o aprimoramento do curso, como o rigor no emprego correto da metodologia ABP e a construção de material didático personalizado voltado para as necessidades de aprendizagem dos alunos. Sugere-se que a proposta de curso desenvolvida é adequada também para estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem, ou outros cursos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEpt_BR
Aparece nas coleções:MPEENSA - Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaneCristinaMedeiros_DISSERT.pdf496,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.