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Título: A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio
Autor(es): Pinheiro, Mirian Moema Filgueira
Orientador: Gomes, Adriano Lopes
Palavras-chave: Televisão;Literatura;Leitura;Escola;Estudos da linguagem
Data do documento: 17-Ago-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PINHEIRO, Mirian Moema Filgueira. A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio. 2012. 340f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: Esta pesquisa procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva, estudando a microssérie Hoje é dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão e tem por objetivo geral, promover inferências no processo de leitura da imagem, principalmente da leitura estética no contexto escolar, visando à formação de leitores visuais proficientes. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública do Estado, situada geograficamente na cidade do Natal, RN. O enquadre teórico parte dos pressupostos do sociointeracionismo cognitivista para entender a linguagem, ancorada nas ideias de Bakhtin (1992) e Vygotsky (1998) que nos possibilitaram entender a interação social e a Teoria da Recepção Estética e do Efeito Estético com Jauss (1979) e Iser (1999), que proporcionaram a compreensão sobre a experiência estética, o efeito estético e a produção de sentido. A abordagem metodológica assume um viés qualitativo de caráter interpretativista, dada pelos momentos de entrevistas, observação, questionário e de aplicação de um conjunto de atividades investigativas, tais como exposição de temas introdutórios, veiculação de imagens e processo de mediação. O trabalho é o resultado de uma investigação-ação, em um processo de intervenção pedagógica na escola. Através dos resultados, verificou-se que os recursos linguísticos interacionais mobilizados pelos interlocutores demonstrou a falta de repertório e conhecimento prévio sobre leitura de imagem, o que os levou a fazer inicialmente uma leitura superficial. Ficou evidente que os participantes da pesquisa desconheciam a proposta apresentada, mas, no decorrer dos encontros, foi possível perceber as suas transformações, pois os conceitos pré- estabelecidos foram, com o auxílio da mediação, reflexionados de forma que, ao final, o grupo se sentiu mais autônomo e seguro ao ler as imagens. A pesquisa ainda apontou dados significativos para que a escola desenvolva novas metodologias de ensino da leitura televisual.
Abstract: This research seeks to reflect on the dynamics of television reception, studying the Brazilian TV miniseries Hoje é Dia de Maria, produced by Globo Television Network, and aims to generally promote inferences in the process of image reading, mainly for aesthetic reading in school context, aiming at the formation of visual proficient readers. The research was conducted with students from the third grade of a state high school, geographically located in the city of Natal, Rio Grande do Norte. The theoretical framework comes from the assumptions of cognitive social interactionism to understand language, and it is also based on the ideas of Bakhtin (1992) and Vygotsky (1998), which enabled us to understand the social interaction and the Theory of Aesthetics Reception and Aesthetic Effect with Jauss (1979) and Iser (1999), which provided a better understanding of aesthetic experience, aesthetic effects and production of meaning. The methodological approach assumes a qualitative nature and an interpretive bias, accomplished through interviews, observation, questionnaire and application of a set of investigative activities, such as introductory exposition of themes, handing out of images and mediation process. This research is the result of a research-action process in a pedagogical intervention in a state school. The results indicate that the interactional linguistic resources used by the speakers demonstrated lack of prior knowledge and repertoire regarding image reading, which initially led them to do a cursory reading. It was evident that the respondents were unaware of the initial proposal. However, throughout the meetings, it was possible to realize their transformation, because the pre-established concepts were analyzed with the help of mediation, so that the group felt more autonomous and safe to read images at the end. The survey also showed significant data, so that the school could develop new methods of teaching televisual reading.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20216
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