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dc.contributor.advisorAzevedo, George Dantas de-
dc.contributor.authorSouza Neto, José Luiz de-
dc.date.accessioned2016-04-22T20:27:25Z-
dc.date.available2016-04-22T20:27:25Z-
dc.date.issued2015-04-30-
dc.identifier.citationSOUZA NETO, José Luiz de. Desenvolvimento e avaliação do emprego de dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superior. 2015. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20256-
dc.description.abstractOBJECTIVE: To dev elop and evaluate the use of a body adjustable device for training of peripheral venous catheterization for healthcare undergraduate students . METHODS: This study involved two phases: I) development of the innovative simulator and II) a controlled trial co mparing the performance of the body adjustable device in relation to the commercial simulator for the training of venipuncture skills. A total of 79 first - year medical students participated in the intervention phase, which consisted of pretest assessment, lecture on peripheral venous access, randomization into two groups according to the simulator used for training (Commercial Simulator and Experimental Simulator), real venipuncture procedure, post - test assessment and evaluation of satisfaction. RESULTS: Gr oups were homogeneous in age, sex, pre - test and post - test scores, attitudinal assessment and performance in performing the real venipuncture. Students from the Experimental Simulator group performed better on the filling of simulated records. At the end of the study, cognitive gain significantly increased in both groups. The degree of realism perceived by students was equivalent for two groups. A total of 85.7% of students rated the Experimental Simulator as good or excellent. CONCLUSIONS: Experimental simu lator proved to be a low cost alternative for the training of venipuncture skills in upper limb. The cognitive procedural and attitudinal performances of students who used the experimental simulator were similar to those observed in the group trained with commercial simulator.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectCateterismo periféricopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectEnsino de graduaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação do emprego de dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programSEM PROGRAMApt_BR
dc.contributor.authorID02486133402pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4036032799650060-
dc.contributor.advisorID67381286491pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1088076378928302-
dc.contributor.referees1Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de-
dc.contributor.referees1ID70410798487pt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7207146627442417-
dc.contributor.referees2Souza Júnior, José Edvan de-
dc.contributor.referees2ID83874011453pt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8649739086762968-
dc.contributor.referees3Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira-
dc.contributor.referees3ID03027472496pt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5867064453006400-
dc.description.resumoOBJETIVO: Desenvolver e avaliar o emprego de um dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superior, para estudantes de graduação. MÉTODOS: O trabalho compreendeu duas fases: I) desenvolvimento do simulador inovador e II) ensaio controlado comparando o desempenho do dispositivo ajustável ao corpo em relação ao simulador comercial no treinamento da habilidade de punção venosa no membro superior. Alunos da graduação do curso de medicina da UFRN (n=56) participaram da fase de intervenção, que foi constituída de pré-teste, aula teórica sobre acessos venosos periféricos, randomização em grupos conforme o simulador utilizado para treinamento (Grupo Simulador Comercial e Grupo Simulador Inovador), punção real interpares, pós-teste e questionários de satisfação. RESULTADOS: Os Grupos Simulador Comercial e Simulador Inovador não tiveram diferença estatisticamente significativa quanto à idade, sexo, cor, resultados do Pré-teste e Pós-teste, avaliação atitudinal e desempenho na execução da punção real. Os alunos do Grupo Simulador Experimental tiveram melhor desempenho no preenchimento do prontuário simulado. Ao término da pesquisa, o ganho cognitivo (conhecimento) teve significativo incremento em ambos os grupos. O grau de realismo, na percepção dos alunos, foi equivalente em ambos os grupos. O grau de valor para o ensino do simulador inovador foi conceituado como bom a ótimo em 85,7% dos alunos que o utilizaram. CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos, o simulador inovador demonstrou-se como uma alternativa de baixo custo para o ensino da habilidade de punção venosa em membro superior, onde o desempenho cognitivo, procedimental e atitudinal dos alunos que o utilizaram foi equivalente ao dos que treinaram em simulador comercial.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEpt_BR
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