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Title: Os desafios dos gestores na administração pública contemporânea: estudo de caso na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
Authors: Cruz Júnior, Evilazio Xavier
Advisor: Guimarães, Patrícia Borba Vilar
Keywords: Gestor público;Administração pública;Poderes administrativos;Controles administrativos;Capacitação de gestores;Autonomia
Issue Date: 9-Jun-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CRUZ JÚNIOR, Evilazio Xavier. Os desafios dos gestores na administração pública contemporânea: estudo de caso na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho surgiu a partir da intenção de identificar o perfil profissional das pessoas que atuam nas funções de confiança da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como, de conhecer como se dá as relações de trabalho entre esses gestores e seus administrados. A escolha do tema justificase pela busca da compreensão do processo de trabalho e da relação gestor-colaboradores. Isso o torna relevante, no sentido de que este trabalho possa contribuir para que os administradores públicos discutam com sua equipe de trabalho e venham a traçar diretrizes para o fortalecimento das relações interpessoais e o aprimoramento da atuação do gestor público perante os seus administrados. O objetivo principal do trabalho é realizar um diagnóstico sobre a atuação desses gestores, em que se buscou: descrever o processo de capacitação dos gestores da PROGESP; identificar as habilidades essenciais para a seleção desses servidores para o exercício de cargos de confiança; verificar a existência de indicador que avalie a atuação dos gestores; diagnosticar a autopercepção dos gestores e a percepção dos colaboradores sobre a sua atuação do gestor. Para tanto, foram realizadas: a) pesquisa documental, para identificar a distribuição das funções de confiança da PROGESP; e, b) pesquisa de campo com aplicação de questionário entre os gestores e os seus administrados, que levantou questões relacionadas ao perfil dos participantes; a capacitação e treinamento contínuo; a autonomia para tomar decisões; ao planejamento das atividades; a motivação dos servidores; as habilidades essenciais à seleção de servidores para cargos de gestão; a avaliação da atuação dos gestores e aos desafios dos gestores públicos na Administração Pública contemporânea. Para fundamentar este estudo, foram detalhados no referencial teórico: os princípios constitucionais da Administração Pública; as normas legais que estruturaram o atual sistema de governo; os poderes administrativos: vinculado e discricionário e os controles da Administração Pública: interno e externo. Foi realizado um estudo de caso na PROGESP e os resultados obtidos demonstram fragilidades, que foram detalhadas na conclusão do presente trabalho, e que se referem a: atenção do Administrador Público aos princípios constitucionais que norteiam suas ações administrativas; a capacitação e atualização para o exercício das funções gerenciais; a autonomia para tomada de decisões; a motivação para desenvolver as tarefas cotidianas e a avaliação e acompanhamento da atuação dos gestores. Espera-se contribuir para melhoria da atuação dos gestores e dos integrantes da equipe de trabalho, com intuito de se atingir a eficiência e a qualidade esperadas na prestação dos serviços públicos oferecidos pela PROGESP/UFRN.
Abstract: This work came from the intention to identify the professional profile of people working in positions of trust in the Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), as well as to know the relationships at working process between the managers and their staff. The choice of this theme is due to the attempt to understand the work process and the manager-staff relationship. This is relevant in the sense that this work can contribute to the public officials discussion and their staff, aiming to establish guidelines for the strengthening of interpersonal relationships and the improvement of the performance of the public manager based on his/her staff point of view. The main objective is to analyze the performance of these managers, focusing on: describe the training process of the PROGESP managers; identify the essential skills for the selection of these civil servants to the exercise of positions of trust; search for an indicator to evaluate the performance of the managers; diagnose the self-perception of the managers and the perception of the staff about the manager's performance. With this in mind, the next steps were: a) a literature review to identify the distribution of positions of trust in the PROGESP; and, b) a field research from a questionnaire to be applied to the managers and their staff, trying to collect questions related to the profile of participants; training and continuous training; the autonomy to make decisions; the planning of activities; the motivation of civil servants; the essential skills to select civil servants for management positions; evaluating the performance of managers and the challenges of public managers in contemporary public administration. To the basis of that study, in the theoretical framework are detailed: the constitutional principles of public administration; the legal rules that structured the current governing system; administrative powers: bound and discretionary and the controls of the Public Administration: internal and external. A case study was conducted in PROGESP and the results show weaknesses, which were detailed in the conclusion of this work, and which refer to the: attention of the Public Administrator to the constitutional principles that guide its administrative actions; training and updating for the exercise of management functions; autonomy for decision-making; the motivation to develop everyday tasks and the evaluation and monitoring of the performance of managers. With this study, we aim contribute to the improving the managers and their staff performances, trying to achieve the efficiency and quality that people expect in the providing of the public service offered by PROGESP/UFRN.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20282
Appears in Collections:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

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