Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20354
Título: | Origami: memórias de um processo composicional assistido por soluções computacionais |
Título(s) alternativo(s): | Origami: memoirs of a compositional process assisted by computer solutions |
Autor(es): | Dantas, Victor Vitoriano |
Orientador: | Silva, Alexandre Reche e |
Palavras-chave: | Planejamento composicional;Composição assistida por computador;Sistema Schillinger de composição musical;Pd-Syncker;J-Syncker |
Data do documento: | 5-Ago-2015 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | DANTAS, Victor Vitoriano. Origami: memórias de um processo composicional assistido por soluções computacionais. 2015. 78f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
Resumo: | Este trabalho demonstra a utilização do Sistema Schillinger de Composição Musical (doravante SSCM) em um processo composicional. Iremos utilizar o Sistema no mapeamento entre os domínios de origami e a música. Embora as pesquisas sobre o SSCM estejam estabelecidas, no Brasil o assunto ainda é novo. O principal objetivo desse trabalho é relatar o fazer composicional, demonstrando soluções e ferramentas que foram utilizadas e criadas para elaborar a composição Origami, para contrabaixo, tuba e piano. O processo composicional descrito aqui utilizou o modelo de acompanhamento composicional (SILVA, 2007). Demonstraremos o freeware Pd- Syncker (desenvolvido neste trabalho) e o utilizaremos junto com o J-Syncker como ferramentas no auxílio do uso do SSCM e do fazer composicional. Temos, entre os resultados principais, uma composição autoral para contrabaixo, tuba e piano e o freeware Pd- Syncker. |
Abstract: | This work demonstrates the use of Schillinger System of Musical Composition (hereinafter SSMC) in a composing process. We will use the System to map between origami and music domains. (ZBIKOWSKY, 1997) Althoug research on the SSMC are established in Brazil it is still new. The main objective of this study is to report the compositional making, demonstrating solutions and tools that were used and designed to compose Origami for double bass, tuba and piano. The compositional process described herein used the Compositional Process Monitoring Model (SILVA, 2007). We demonstrate freeware Pd Syncker (developed in this study), used along with J-Syncker, as tools to aid the use of SSMC and our compositional making. We have, among the key findings, an authorial composition for bass, tuba and piano and freeware Pd Syncker. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20354 |
Aparece nas coleções: | PPGMUS - Mestrado em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VictorVitorianoDantas_DISSERT.pdf | 4,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.