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dc.contributor.advisorCruz, Adriano Charles da Silva-
dc.contributor.authorCruz, Francisca das Chagas-
dc.date.accessioned2016-04-29T23:44:33Z-
dc.date.available2016-04-29T23:44:33Z-
dc.date.issued2015-06-19-
dc.identifier.citationCRUZ, Francisca das Chagas. A imagem institucional da UFRN no facebook: uma proposta de intervenção e monitoramento. 2015. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20358-
dc.description.abstractThis work has the aim to analyze the image construction of Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Federal University of Rio Grande do Norte) in the social network “facebook”. We know that the technology advances in the last years promoted changes in the social, economic and cultural scope. Of a qualitative and quantitative nature, we crop as main goal the study of Facebook, considered the most popular social network in Brazil and with great repercussion in the world. We perform a bibliographic review and a content analyzes in three groups: the official UFRN fanpage and the groups UFRN and UFRNDepressão. We cut September, October and November 2014, because of the electoral succession management. We assume that the discussions and the posts would be more evidenced at that political moment. We also utilized methodological resources of applying questionnaires, with communication managers from Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) (Federal Higher Education Institutions) from the Northeast of Brazil, and interviews with communications companies from Natal – RN (Brazil), specialized in social network monitoring. The theorical-methodological grounding is founded in the ciberculture authors, Lemos e Lèvy (2010), Castell (1999) e Santaella (2003), in addition to Corrêa (2009), Kunsch (2007), who consider social community a relevant and strategic public for the organizational communication. The research allowed us to conclude that the studied speeches in social network websites has contributed for a good UFRN image and also enabled us to propose a systematic accompaniment of the institutional image.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.titleA imagem institucional da UFRN no facebook: uma proposta de intervenção e monitoramentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1793724060530696-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3052471951752715-
dc.contributor.referees1Accioly, Sheila Mendes-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3473424842383481-
dc.contributor.referees2Torres, Tatiana de Lucena-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2310895002206004-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a construção da imagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na rede social Facebook. Sabemos que os avanços tecnológicos dos últimos anos promoveram mudanças também no âmbito social, cultural e econômico. De natureza qualitativa descritiva, recortamos como objeto de estudo o Facebook, considerado o site de rede social mais popular no Brasil e de grande repercussão no mundo. Realizamos uma revisão bibliográfica e uma análise de conteúdo em três grupos: a fanpage oficial da UFRN e os grupos UFRN e UFRNDepressão. Recortamos os meses de setembro, outubro e novembro de 2014, em razão da sucessão eleitoral da gestão. Partimos do pressuposto que as discussões e postagens estariam mais evidenciadas naquele momento político. Utilizamos também os recursos metodológicos da aplicação de questionários, com gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) do Nordeste, e entrevistas informais (semi-estruturadas), onde line, com gestores de empresas de comunicação de Natal-RN, especializadas no monitoramento de redes sociais. A fundamentação teóricometodológica se alicerça nos autores da cibercultura, Lemos e Lèvy (2010), Castell (1999) e Santaella (2003), além de Corrêa (2009), Bueno (2009) e Kunsch (2007), que consideram as comunidades virtuais um público estratégico e relevante para a comunicação organizacional. A pesquisa nos permitiu concluir que os discursos nos sites de rede social estudados têm contribuído para uma imagem positiva da UFRN e possibilitou-nos, também, propor um acompanhamento sistemático da construção da imagem institucional.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

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