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Título: Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina
Título(s) alternativo(s): Managerial administration: the new configuration of educational management in Latin America
Administración gerencial: la nueva configuración de la gestión educativa en América Latina
Autor(es): Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Palavras-chave: Administração gerencial;Gestão educacional;América Latina;Administración gerencial;Gestión educacional
Data do documento: 2008
Referência: CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 4, n. 23, p.389-406, dez. 2008. Quadrimestral. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19265>. Acesso em: 04 maio 2016.
Resumo: O artigo analisa a configuração que a gestão educacional vem assumindo na América Latina. Argumenta que recomendações do Projeto Principal de Educação (PPE) e do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (PRELAC-2002) influenciaram a gestão educacional através das propostas de modernidade e de superação de paradigmas centralizadores. A avaliação dessas experiências revela uma crescente opção pela gestão descentralizada e a criação de espaços institucionais para mediar as relações entre Estado e sociedade civil, adotando práticas de gestão pública mais afeitas ao modelo gerencial das empresas privadas
Abstract: The article analyzes the configuration of educational management being implemented in Latin America. It argues that the recommendations of the Principal Project of Education (PPE) and the Regional Project of Education for Latin America and the Caribbean (PRELAC-2002) have influenced educational management, as they brought into place modern decentralized practices to overcome more centralized paradigms. The evaluation of these experiences reveals an increasing option for decentralized management perspectives and institutional spaces to mediate the relationships between State and civil society, by adopting public management practices close to the managerial models of the private sector
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20387
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