Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20399
Título: Estudo da molhabilidade de superfícies de parafina e aço inoxidável por soluções de tensoativos não iônicos
Título(s) alternativo(s): Study of wettability of surfaces of paraffin and stainless steel by nonionic surfactant solutions
Autor(es): Nascimento, André Ezequiel Gomes do
Palavras-chave: Molhabilidade;Ângulo do contato;Tensoativos;Parafina;Aço inoxidável
Data do documento: 6-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: NASCIMENTO, André Ezequiel Gomes do. Estudo da molhabilidade de superfícies de parafina e aço inoxidável por soluções de tensoativos não iônicos. 2015. 90f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Molhabilidade é uma propriedade amplamente utilizada em muitas aplicações industriais. O objetivo deste estudo foi determinar a molhabilidade de superfícies de parafina de cadeia longa por tensoativos não iônicos com graus de etoxilação diferentes. As interações entre as fases sólida e líquida foram determinadas através de medições do ângulo de contato aparente, enquanto a morfologia foi obtida por microscopia de força atômica. Os resultados demonstraram que a massa molar da parafina tem uma influência direta sobre a molhabilidade das superfícies por soluções de tensoativo. O aumento na mossa molar da parafina promoveu uma redução do ângulo de contato entre as interfaces sólido-líquido, devido à formação de superfícies com menor rugosidade. Um aumento do grau de etoxilação do tensoativo reduziu a molhabilidade diretamente, tendendo para um comportamento similar ao da água. Observou-se que a parafina derretida cristaliza mais abruptamente quanto maior for a sua temperatura de fusão, o que impede a formação de cristais e, consequentemente, redução na rugosidade.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20399
Aparece nas coleções:PPGEQ - Doutorado em Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreEzequielGomesDoNascimento_TESE.pdf5,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.