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Título: História da educação matemática no Brasil: contribuições das pesquisas para professores da educação básica
Autor(es): Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva
Orientador: Mendes, Iran Abreu
Palavras-chave: Educação;Encontro Nacional de Educação Matemática;História da Educação;História da Educação Matemática;Dissertações e teses
Data do documento: 26-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GONÇALVES, Francisco Djnnathan da Silva. História da educação matemática no Brasil: contribuições das pesquisas para professores da educação básica. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Esta dissertação é parte resultante de uma pesquisa mais ampla que tem como objeto de estudo as dissertações e teses defendidas no Brasil, em Programas de Pós-graduação das áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Matemática e áreas afins, entre 1990 a 2010, que tinham como área focal de pesquisa a História da Matemática e História da Educação. De acordo com nossa finalidade, tomamos como recorte de estudo, as pesquisas relacionadas à História da Educação Matemática, presentes nas duas áreas mencionadas anteriormente. Nesse sentido, nosso objetivo geral foi analisar de que modo às dissertações e teses sobre História da Educação Matemática produzidas entre 1990 e 2010 podem contribuir para as ações didáticas dos professores que ensinam matemática na Educação Básica. Foi, então, nesse contexto interrogativo que elegemos quatro objetivos específicos: 1) Verificar os tipos de abordagens metodológicas contempladas nessas pesquisas; 2) Identificar as produções (das dissertações e teses) que podem contribuir na elaboração de abordagens didáticas para o ensino da matemática na Educação Básica, pelos professores; 3) Listar possíveis conteúdos de matemática da Educaçao Básica que podem ser abordados pedagogicamente a partir das informações presentes nas dissertações e teses pesquisadas; 4) apontar sugestões didáticas de uso das dissertações e teses identificadas. A partir de uma pesquisa mais ampla, relatada por Mendes (2014), e com base em um levantamento das dissertações e teses defendidas na área da História da Educação Matemática, disponíveis no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como nas bibliotecas digitais dos Programas de Pós-Graduação em stricto sensu do país, verificamos os tipos de abordagens que emergiam dessas produções, tomando como norteadores os trabalho de Sad (2005) e Mendes (2014) para organizar nossos critérios de identificação e classificação das dissertações e teses, de modo a destacar possibilidades de uso didático desses trabalhos pelos professores que ensinam matemática na Educação Básica. Os resultados da pesquisa mostraram a existência de um grupo de dissertações e teses na área de História da Educação Matemática que possuem potencial didático e conceitual para uso na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, bem como na ação docente na Educação Básica. Todavia, ficou evidente que tais contribuições não estão explícitas, uma vez que não está mencinado que essa era a intenção das pesqusias investigadas. Cabe, entretanto, aos interessados um pouco mais de estudo e adaptação do material produzido, para que possa usar essas informações em sala de aula.
Abstract: This dissertation of Master Science degree is part final result from many research which has as purpose of study thedissertations and theses defended in Brazil, in graduate programs in the areas of education, mathematics education, teach of natural sciences and mathematics and related areas, between 1990 to 2010, which were main area of research the history of mathematics and the history of education. According to our purpose, we take as the study part research related to the history of mathematics education, present in the two areas mentioned earlier. In this direction, in general objective was to analyze how to production in this area, during the period described, can contribute to the educational actions of teachers who teach mathematics in basic education. In this way, check the types of methodological approaches included, in a didactic wrong for teaching mathematics at the basic level and the list of possible mathematical content present on these dissertations and theses analyzed. So, from the study conducted by Mendes in the year 2014, on the productions in the area defended history of mathematics education, available at the Bank of data in Brazil the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as well as in the digital libraries of the graduate programs in the country in the strict sense, we organize the criteria for identification and classification of the material. We emphasize the important contribution in Brazil of the annals of the first 10 National Meetings of Education Mathematics (ENEM) it correlated and structured information about the consolidation of the research field of mathematics education, specifically, the area which the contents of this dissertation appropriated. With this, the results showed the existence of a group of dissertations and theses that have didactic and conceptual potential for use in initial and continuing training of teachers of mathematical discipline. It was evident that such contributions are not explicit, since it is not mentioned that this was the intention of the research investigated. It is however, those interested a little more study and adaptation of the material produced, so you can use this information in the classroom.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20417
Aparece nas coleções:PPGED - Mestrado em Educação

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