Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447
Title: O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
Authors: Victor, Camila Mayara Bezerra
Keywords: Conhecimento profissional;Formação inicial;Leitura compreensiva;Galperin
Issue Date: 29-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VICTOR, Camila Mayara Bezerra. O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Enquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função.
Abstract: While core competences of the school curriculum, the communicative competence should be worked in all disciplines and area of knowledge. There is a consensus on teaching techniques of natural sciences. That learning sciences, including, chemistry, it involves the development of skills to read, speaking and to write using a scientific language and the specific standards of communication in this area. Therefore, the students must learn to read and understand the texts of the textbooks of chemistry to learn and developing as citizens in the society of the twenty-first century. The research was based in a study with the objective to identify and characterize professional knowledge of undergraduates in chemistry of UFRN to learn the ability to read the texts about textbooks this discipline comprehensively. The study of exploratory nature used as dada collection technique the questionnaire. The answers were treated according to content analysis and descriptive statistics. The fundamental results show theoretical weakness and procedural of chemistry graduates to learn and to help the average school students to read this sympathetically the texts of textbooks of chemistry. This situation draws attention to a new knowledge of the chemistry teaching as a profession. Based on these results, we propose set guidelines based on assimilation theory stages of mental action and concepts P.YA Galperin that can help chemistry teachers in this role.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf3.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.