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Título: Educação matemática e arte na infância: uma utopia transdisciplinar possível
Autor(es): Feitosa, Maria Rosemary Melo
Orientador: Mendes, Iran Abreu
Palavras-chave: Educação infantil;Educação matemática;Formação de professores;Transdisciplinaridade
Data do documento: 27-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FEITOSA, Maria Rosemary Melo. Educação matemática e arte na infância: uma utopia transdisciplinar possível. 2015. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho procura discorrer a respeito da forma como a educação matemática acontece na Educação Infantil procurando possibilitar uma reflexão a cerca das práticas pedagógicas, o que se tem feito até o momento, como concretizar um trabalho para a infância voltado para a linguagem matemática a partir do exercício da criatividade, da ludicidade e de uma pedagogia da imaginação e da arte matemática, buscando alternativas e direcionamentos junto ao grupo de professoras do Centro Educacional Luís da Câmara Cascudo/ Macaíba/RN, através de grupo de estudos, procurando organizar uma rotina em que a educação matemática possa ser desenvolvida de maneira sistemática, se levando em consideração como a criança aprende e se desenvolve, que conteúdos são pertinentes e necessários nesta fase escolar, o que se tem feito até o momento, que encaminhamentos podem ser pensados e como desenvolvê-los. Diante disto, esta pesquisa fundamenta-se em vários autores, de diferentes áreas do conhecimento por seu caráter transdisciplinar. Se fazendo necessário também o trabalho com o professor pra que dessa forma possa compreender esse processo e concomitante pensar em atividades que viabilize o fazer pedagógico. Veremos na pedagogia de Paulo Freire os saberes necessários a serem discutidos com os professores a cerca da importância da sua intervenção junto à criança, procuraremos através da teoria Vygotskyana e Piagetiana discutir quem é o ser que aprende, como se desenvolve, nos Referenciais Curriculares Nacionais uma proposta de trabalho voltada pra essa clientela, nas Cem linguagens da Criança uma proposta pedagógica desenvolvida de forma transdisciplinar que deu muito certo sendo como referência mundial de Educação Infantil, na abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, um trabalho voltado para a interdisciplinaridade envolvendo as linguagens da arte, Em Teresa Vergani nas surpresas do mundo uma Educação Matemática calcada no simbólico se interpelando no lógico, bem característico da educação infantil, já que nesta fase (0 a 6 anos) as crianças pensam e agem de acordo com a sua idade e tem como características: o simbolismo, o animismo, a fantasia, a irreversibilidade, capta, significa e ressignifica o seu entorno através do jogo simbólico.
Abstract: This paper aims to discuss about the way mathematics education happens in kindergarten looking for possible reflection about pedagogical practices, which has been done so far as a job to finish childhood facing mathematical language from exercise of creativity, playfulness and a pedagogy of imagination and mathematical, seeking alternatives and guidelines with the group of teachers from Cascudo / Macaíba / RN Louis Educational Center, through group studies and seeking to organize a routine in which mathematics education can be developed in a systematic manner, taking into account how the child learns and develops, that content is relevant and necessary at this stage school, which has been done so far, which can be thought of referrals and how to develop los.Diante addition, this research is based on several authors from different areas of knowledge for its interdisciplinary character. If making must also work with the teacher to that way can understand this process and concomitant think of activities which facilitates pedagogical practice. We will see in the pedagogy of Paulo Freire knowledge needed to be discussed with the teachers about the importance of their intervention with the child, seek through the Piagetian and Vygotskian theory discuss who is the being who learns, how it develops, in one National Curriculum Benchmarks proposed work aimed to this clientele, the Hundred languages of Children pedagogical proposal developed a transdisciplinary way that worked very well as being a worldwide reference for Early Education, the triangular approach Ana Mae Barbosa, work toward interdisciplinarity involving the languages of art, in Teresa Vergani the surprises of the world a causeway in the symbolic interpellating Mathematics education at the logical, very characteristic of early childhood education, since at this stage (0-6 years) children think and act according to their age and is features: symbolism, animism, fantasy, irreversibility, captures, means and reframes his surroundings through symbolic play.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20462
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