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Título: Livros das Ciências da Educação, bibliotecas e a engenhosidade da bibliotecária Zila da Costa Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980)
Autor(es): Marques, Tércia Maria Souza de Moura
Orientador: Araújo, Marta Maria de
Palavras-chave: História da educação;História do livro;Livros universitários das ciências da educação;Formação do pedagogo e do educador.;Zila da Costa Mamede
Data do documento: 15-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura. Livros das Ciências da Educação, bibliotecas e a engenhosidade da bibliotecária Zila da Costa Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980). 2015. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Os livros, a formação escolar e as bibliotecas, pelo fato de se harmonizarem, nos seus meios e nos seus desígnios, expandem-se para as políticas institucionais e para a história da educação e a história do livro. O livro impresso, enquanto objeto cultural, é a manifestação de muitas histórias como, por exemplo, a história do livro universitário que ora escrevemos. No rigor da pesquisa e da escrita histórica, delimitamos como corpus documental: catálogos de fichas, livros de tombo, curriculum vitae, narrativas de bibliotecárias, relatórios, resoluções. O trabalho de dissertação concernente à temática literatura escolar e pedagógica e à formação de pedagogos e educadores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao objeto de estudos - os livros universitários enquanto literatura escolar e pedagógica, em suas edições impressas no período de 1959 a 1980 - levou-nos a definir, como objetivo, a reflexão acerca das inter-relações entre o livro universitário das Ciências da Educação e as políticas institucionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura e aquela instituição universitária. As orientações teórico-metodológicas dos historiadores e historiadores da educação, como Robert Danton, Alan Choppin e Circe Bittencourt permitiram compreender a história do livro em geral e do livro universitário das Ciências da Educação enquanto literatura escolar e pedagógica, ao mesmo tempo que subentendem a reconstituição da mediação de editores, autores, livreiros, instituições públicas e entidades privadas. A história do livro universitário das Ciências da Educação, em suas nomeações de Educação, Pedagogia, Didática e em suas outras nomeações diversamente de títulos, formadores de professores e educadores é produto e integra o sistema cultural da nação brasileira e de uma produção editorial nacional e internacional.
Abstract: Books, school education and libraries, because harmonize, in their means and in their endeavour, expand themselves to the institutional policies and the history of education and history of the book. The printed book, as a cultural object, is the manifestation of many stories, for example, the history of the university book we now write. The accuracy of historical writing and research, delimited as documentary corpus: card catalogues, tumble books, curriculum vitae, librarians narratives, reports, resolutions. The dissertation work concerning the thematic school and pedagogical literature and training of teachers and educators in the Faculty of Education of the Federal University of Rio Grande do Norte and the subject of study - university books as educational and pedagogical literature, in its printed editions in the period from 1959 to 1980 - has led us to define, as objective, to reflection on the interrelations between the university book of Educational Sciences and institutional policies, established by the Ministry of Education and Culture and that university institution. The theoretical and methodological guidance of historians and historians of education, as Robert Danton, Alan Choppin and Circe Bittencourt allowed us to understand the history of the book in general and the university book of Educational Sciences as school and pedagogical literature, while imply reconstitution the mediation of publishers, authors, booksellers, public institutions and private entities. The history of the university book of Educational Sciences, in its appointments of Education, Pedagogy, Didactic and his other appointments unlike titles, teacher trainers and educators is a product and part of the cultural system of the Brazilian nation and a national and international editorial production.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20463
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