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dc.contributor.authorCastro, Alda Maria Duarte Araújo-
dc.date.accessioned2016-05-16T16:58:41Z-
dc.date.available2016-05-16T16:58:41Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Reforma educacional e a formação de gestores escolares. Interface, Natal, v.1, n.1, jan./jun. 2004. Disponível em:<http://ccsa.ufrn.br/ojs/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=12&path%5B%5D=11>. Acesso em: 05 maio 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20466-
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforma Educacionalpt_BR
dc.subjectFormação de Gestorespt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.titleReforma educacional e a formação de gestores escolarespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.description.resumoDiscute a formação de gestores escolares no contexto da reforma educacional da década de 1990, procurando analisar a articulação existente entre as orientações dos organismos internacionais e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, na elaboração de um Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares – o PROGESTÃO. O estudo analisa o Programa a partir de um dos seus principais eixos que é a educação à distância. Considera que o Programa utiliza um modelo inovador de educação à distância que combina a utilização de multimeios com a participação de tutorias, evidenciando a possibilidade de democratização do conhecimento. No que se refere à sua implementação é evidente a fragilidade de sua operacionalização e a superficialidade dos conteúdos veiculados nos módulos. O Programa se consolida como uma estratégia política de formação em serviço para os gestores escolares e um veículo de disseminação dos conteúdos da reforma educacional que visa adequar a escola aos princípios de flexibilidade, de eficiência e de produtividade da atual lógica do mercado. Nessa perspectiva, fica patente a cooperação do CONSED com a formulação e implementação de políticas educacionais articuladas com o Ministério da Educação e orientadas pelos organismos internacionais.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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