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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Castro, Alda Maria Duarte Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-16T16:58:41Z | - |
dc.date.available | 2016-05-16T16:58:41Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Reforma educacional e a formação de gestores escolares. Interface, Natal, v.1, n.1, jan./jun. 2004. Disponível em:<http://ccsa.ufrn.br/ojs/index.php?journal=interface&page=article&op=view&path%5B%5D=12&path%5B%5D=11>. Acesso em: 05 maio 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20466 | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reforma Educacional | pt_BR |
dc.subject | Formação de Gestores | pt_BR |
dc.subject | Educação à Distância | pt_BR |
dc.title | Reforma educacional e a formação de gestores escolares | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Discute a formação de gestores escolares no contexto da reforma educacional da década de 1990, procurando analisar a articulação existente entre as orientações dos organismos internacionais e as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, na elaboração de um Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares – o PROGESTÃO. O estudo analisa o Programa a partir de um dos seus principais eixos que é a educação à distância. Considera que o Programa utiliza um modelo inovador de educação à distância que combina a utilização de multimeios com a participação de tutorias, evidenciando a possibilidade de democratização do conhecimento. No que se refere à sua implementação é evidente a fragilidade de sua operacionalização e a superficialidade dos conteúdos veiculados nos módulos. O Programa se consolida como uma estratégia política de formação em serviço para os gestores escolares e um veículo de disseminação dos conteúdos da reforma educacional que visa adequar a escola aos princípios de flexibilidade, de eficiência e de produtividade da atual lógica do mercado. Nessa perspectiva, fica patente a cooperação do CONSED com a formulação e implementação de políticas educacionais articuladas com o Ministério da Educação e orientadas pelos organismos internacionais. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - DFPE - Artigos publicados em periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Reforma Educacional_2004.pdf | 175,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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