Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Francisco Danilo da Silva-
dc.date.accessioned2016-06-17T21:34:16Z-
dc.date.available2016-06-17T21:34:16Z-
dc.date.issued2015-09-18-
dc.identifier.citationFERREIRA, Francisco Danilo da Silva. Gastos públicos em educação municipal: uma análise da eficiência-custo na gestão dos recursos no ensino fundamental no estado do Rio Grande do Norte. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20728-
dc.description.abstractThis study evaluates the cost effectiveness of municipalities in the state of Rio Grande do Norte in the execution of spending in basic education carried out in 2011, as well as analyze the determinants of the inefficiency of the same. For this, we used two methodological approaches (i) stochastic frontier cost, and (ii) analyze data envelopment (DEA), which allows to identify the efficient frontier of the municipalities analyzed non-parametrically. Results show that municipalities under review achieved low efficiency rates in the stochastic frontier cost, while the DEA method they achieved higher rates where nineteen among them reached full efficiency. The results suggest that a significant portion of the Potiguar municipalities should review its administrative practices, especially the means of allocation of resources. In regard to determining the efficiency observed distinct results by the two methods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFronteira estocástica de custospt_BR
dc.subjectDEApt_BR
dc.subjectMunicípiospt_BR
dc.titleGastos públicos em educação municipal: uma análise da eficiência-custo na gestão dos recursos no ensino fundamental no estado do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIApt_BR
dc.contributor.authorID08492493410pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5853716202908172-
dc.contributor.advisorID19281897415pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7595354873063917-
dc.contributor.referees1Lima, Francisco Soares de-
dc.contributor.referees1ID40593258487pt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9679803967302111-
dc.contributor.referees2Guedes, João Paulo Martins-
dc.contributor.referees2ID00062811339pt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1790445746970638-
dc.description.resumoO presente estudo avalia a eficiência custo dos municípios do estado do Rio Grande do Norte na execução dos gastos no ensino fundamental realizados no ano de 2011, assim como, a analisar os determinantes da ineficiência dos mesmos. Para tanto, empregou-se duas abordagens metodológicas (i) fronteira estocástica de custo, e (ii) analise envoltória de dados (DEA) de custo, a qual permite identificar a fronteira de eficiência dos municípios em análise de forma não paramétrica. Cada uma das referidas técnicas apresentam vantagens e limitações. Os resultados alcançados demonstram que nas duas abordagens metodológicas, os municípios apresentaram no geral um baixo nível de eficiência, e que apenas no DEA custo onze municípios alcançaram a fronteira de eficiência. O referido resultado sugere que parte significativa dos municípios potiguares deve revisar suas práticas administrativas, em especial os meios de alocação dos recursos. No que se refere aos determinantes da eficiência, observou-se resultados distintos por parte dos dois métodos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Appears in Collections:PPGECO - Mestrado em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GastosPúblicosEducação_Ferreira_2015.pdf1.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.