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dc.contributor.advisorAraújo, Humberto Hermenegildo de-
dc.contributor.authorGalvão, Isabel Tereza de Araújo-
dc.date.accessioned2016-06-29T21:24:26Z-
dc.date.available2016-06-29T21:24:26Z-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.citationGALVÃO, Isabel Tereza de Araújo. Entre cartas e contos na sala de aula: diálogos e afetos em textos de Mário de Andrade e Câmara Cascudo. 2015. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20833-
dc.description.abstractSpecific educational material production for a group of level IV – 8th and 9th years of Youth and Adults Education, having as starting point the reading of a series of letter of correspondence between Câmara Cascudo and Mário de Andrade in the 1920s, and the verification of the way the dialog between the two authors reveals elements that transpire themselves in the tale entitled “Piá não sofre? Sofre”, from the book Os contos de Belazarte, de Mário de Andrade. The educational material production was preceded by the analysis of the selected tale, which will be studied along with some of the letters, in an analysis of the textual, discursive and semantic features of the text in representation of these both genres: letter and tale. The selected tale was written between 1923 and 1926, dates close to the years when the author came by Rio Grande do Norte state, in the years from 1927 to 1929, accompanied by Câmara Cascudo, being also this period that there are records of letters in the set of correspondence between them. To the reading of the selected material, it was used theoretical references from literature and literary historiography, especially the history of Brazilian modernist movement. To the production of the educational material, it was chosen as theoretical reference the accumulated knowledge in the area of literature teaching, literacy and the recommendations of the Brazilian National Curriculum Parameters. The methodology in this study was constructed from the theoretical references and had as basic support the study of didactic sequences from which a specific thematic unit got its shape from, required by the analyzed material and tested in a classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros carta e contopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectUnidade temáticapt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.titleEntre cartas e contos na sala de aula: diálogos e afetos em textos de Mário de Andrade e Câmara Cascudopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASpt_BR
dc.contributor.authorID79213510420pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3899030970652357-
dc.contributor.advisorID15566145434pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7649931632253545-
dc.contributor.referees1Santos, Derivaldo dos-
dc.contributor.referees1ID65158598487pt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615666365895204-
dc.contributor.referees2Ferreira, José Luiz-
dc.contributor.referees2ID44476086420pt_BR
dc.description.resumoProdução de material didático específico para uma turma de nível IV - 8º e 9º anos da Educação de Jovens e Adultos, tomando como ponto de partida a leitura de uma série de cartas da correspondência entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade nos anos 20 do Século XX, e da verificação do modo como o diálogo entre os dois autores revela elementos que transparecem no conto “Piá não sofre? Sofre”, do livro Os contos de Belazarte, de Mário de Andrade. A produção do material didático foi precedida da análise do conto selecionado, o qual será trabalhado concomitantemente com algumas cartas, em uma análise dos elementos textuais, discursivos e semânticos presentes em representações desses dois gêneros: carta e conto. O conto selecionado foi escrito entre 1923 a 1926, datas próximas à passagem do seu autor pelo Rio Grande do Norte, nos anos de 1927 a 1929, na companhia de Câmara Cascudo, sendo este também o período em que há registros de cartas no conjunto da correspondência entre ambos. Para a leitura do material selecionado, foram utilizados referenciais teóricos da teoria da literatura e historiografia literária, sobretudo da história do movimento modernista brasileiro. Para a produção do material didático, foram eleitos como referencial teórico os conhecimentos acumulados na área de ensino da literatura, letramento e as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia do trabalho foi construída a partir dos referenciais teóricos e teve como suporte básico o estudo de sequências didáticas a partir das quais tomou forma uma unidade temática específica, requerida pelo material analisado e testado em sala de aula.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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