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Título: Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza
Autor(es): Silva, Katiane Xavier da
Orientador: Medeiros, Carlos Alberto Freire
Palavras-chave: Gestão de inovação;Turismo;Centros de Conferências e Convenções
Data do documento: 31-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Katiane Xavier da. Gestão de inovação e turismo em Centros de Convenções: análise dos Centros de Convenções de Natal e de Fortaleza. 2015. 71f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Gestão e Inovação são duas palavras que se unem no contexto organizacional em prol do sucesso das empresas. A inovação tornou-se componente essencial para o turismo e a indústria dos centros de conferências e convenções. Considerando os impactos dos centros de conferências e convenções no setor turístico e a constante inovação como estratégia de vantagem competitiva da última década, o presente trabalho utilizou a Gestão de Inovação como chave para o desafio de mudança no Centro de Convenções de Natal. Os fatores em gestão de inovação para os centros de conferências e convenções foram investigados, através de informações na estrutura organizacional e tecnológica dos equipamentos, como o estado da arte da inovação. Os principais aspectos da Gestão de Inovação que refletem na construção de indústria de reuniões é a capacidade de criação e transformação para os centros de conferências e convenções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva, com método de estudo de caso, que relacionou a gestão de inovação e o turismo para o Centro de Convenções de Natal. Os resultados mostram que ainda inexiste no Centro de Convenções de Natal, um nível de Gestão de Inovação insatisfatório, pois os planejamentos, lideranças, capacidades, estratégias e implementações para processos inovadores hodiernamente são ausentes.
Abstract: Management and innovation are two words that come together in the organizational context for the success of firms. Innovation has become an essential component for tourism and convention centers. Considering the impact of the meetings centers in the tourism sector and constant innovation as a competitive advantage strategy of the last decade, this study used the innovation management as a key to changing challenge in the center of Natal conventions. Factors in innovation management for meetings centers were investigated by means of information in organizational and technological structure of the equipment such as the state of the art innovation. The main aspects of innovation management reflecting in the meetings industry of construction is the ability to create and change to the conference and convention centers. It is a descriptive exploratory qualitative research with case study method, which relate to innovation management and tourism to Natal and Fortaleza conventions centers. The results show that there is still no at convention center of Natal , a satisfactory innovation management level, for the planning, leadership, skills, strategies and implementations for innovative processes in our times are absent.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20967
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