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Título: Centelhas de uma cidade turística nos cartões-postais de Jaeci Galvão (1940-1980)
Autor(es): Silva, Sylvana Kelly Marques da
Orientador: Alves, Maria Lucia Bastos
Palavras-chave: Turismo;Cartão-postal;Fotografia;Paisagem;Jaeci;Natal
Data do documento: 18-Out-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Sylvana Kelly Marques da. Centelhas de uma cidade turística nos cartões-postais de Jaeci Galvão (1940-1980). 2012. 187f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: O cartão-postal é um meio de comunicação que ganhou popularidade no momento em que a fotografia foi vinculada a seu suporte. Circulou privilegiando, principalmente, as vistas das cidades. Assim, compôs uma tríade entre a paisagem, a fotografia e o turismo. A visualidade que carrega articula-se entre indícios de representações, relações, formas de consciência coletiva e de maneiras de ver o mundo. Em Natal, o fotógrafo Jaeci Emerenciano Galvão registrou as transformações urbanas e sociais, com foco nas intervenções que enfatizavam os centros urbanos, como espaço social e de progresso e a natureza como espaço de contemplação e fruição. São imagens com questões sociais e culturais muito claras, já que a fotografia existe a partir de um processo de criação que consiste em escolhas e decisões sobre o que merece ser fotografado. Assim sendo, a presente pesquisa investiga o papel das fotografias evidenciadas nos cartões-postais, de Jaeci, tendo em vista a inserção do turismo nos espaços natalenses e a visualidade assumida no contexto de sua própria identidade. O arcabouço teórico que compõe as discussões a respeito da paisagem, da cidade, do turismo e da representação fotográfica nos cartões-postais, está focada na pesquisa bibliográfica fundamentada nas ideias de Schama (1996), Corbin (1989), Cosgrove (1998), Kossoy (2003; 2006; 2009), entre outros. Essa investigação, contribuiu para interpretar e compreender a construção simbólica apresentada nos cartões-postais. Metodologicamente o trabalho foi elaborado, também, através de pesquisa em acervos, jornais, levantamento dos cartões-postais, entrevistas e a análise iconográfica e iconológica proposta por Kossoy. Ao final, conclui-se que os cartões-postais de Jaeci Galvão estabeleceram-se como elementos essenciais para a representação simbólica das paisagens turísticas em Natal.
Abstract: The postcard is a medium that has gained popularity at the time that the picture was linked to its support. It circulated favoring mainly the views of the cities and composed a triad between landscape, photography and tourism. The visuality that loads is among signs of representations, relationships, forms of collective consciousness and ways of seeing the world. In Natal, the photographer Jaeci Emereciano Galvão registered urban and social transformations focusing on interventions that emphasized urban centres as social space and progress and nature as a space for contemplation and enjoyment. They are images with social and cultural issues very clear, since the picture is from a process of creation that is all about choices and decisions about what deserves to be photographed. Therefore, the aim of this research by investigating the role of photographs evidenced in Jaeci’s postcards, with a view to inclusion of tourism in the spaces of Natal and the visuality assumed in the context of their own identity. The theoretical framework that makes up the discussions about the landscape, the city's tourism and photographic representation in postcards emerged from the literature of Schama (1996), Corbin (1989), Cosgrove (1998), Benjamin (1987), Kossoy (2003; 2006; 2009) and Souza Martins (2009), which gave grants to interpret and understand the symbolic construction presented in the postcards. Methodologically the work was done through research in archives, newspapers, postcards of the survey, interviews, iconographic and iconological analyses proposed by Kossoy. At the end, it was concluded the Jaeci Galvão’s postcards established themselves as essential elements for symbolic landscapes of tourism in Natal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21110
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