Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFaria, Marilia Varella Bezerra de-
dc.contributor.authorMedeiros, Kéfora Janaína de-
dc.date.accessioned2016-08-17T00:13:10Z-
dc.date.available2016-08-17T00:13:10Z-
dc.date.issued2015-10-14-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Kéfora Janaína de. Querido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoais. 2015. 96f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21162-
dc.description.abstractThis study aims to present analyses of our research, documentary type, which investigates the construction of cultural identities of the Youth and Adults Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA), level III, in a public school in the city of Natal/RN, through personal diaries produced in the school environment. In a qualitative-interpretive approach, we anchor our identity studies (BAUMAN, 2001, 2005, 2006; HALL, 1987, 1997, 2011, 2012) that bring us the idea that identities are built and rebuilt by social relations that we do. To this end, we start from a conception of language that does not require pre-conceptions because they are based on the utterance itself. Therefore, we have analyzed the utterances produced by these students from the perspective of Bakhtin Circle (BAKHTIN, 1988, 1993, 1998, 2002, 2010, 2012), which deals with the discursive construction emerging from intersubjective processes of verbal interaction, in a dialogical relationship of the self to the other, by the otherness and the heteroglossia. Moreover, our study is also guided by the guidance on speech genres (BAKHTIN, 2010) and personal journal (LEJEUNE, 2008; MACHADO, 1998, 2009). We join to Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006, 2009) because we believe that this research focuses on a social practice in which language plays a central role and seeks to demonstrate how the speeches of the subject students of EJA, in personal journals, are building tools not only of their identities, but also knowledge and social life of the position that this subject student takes. We conclude this work in a perception of cultural identities that are built by the subject students of EJA, because the results suggest that the identities of these students are fluidly constructed by the representation that the student makes of his or her school, of being student of EJA and how he or she is a student of this educational modality. Thus, through our work, we plan to present another look about the identity or identities of a student of EJA, pointing an insight of this subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPráticas discursivaspt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectDiário pessoalpt_BR
dc.titleQuerido diário: a construção identitária de alunos da EJA em diários pessoaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4226316662312684-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9374738955386775-
dc.contributor.referees1Alves, Maria da Penha Casado-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172-
dc.contributor.referees2Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7241411335114630-
dc.description.resumoEste estudo objetiva apresentar as análises de nossa pesquisa, do tipo documental, que investiga a construção de identidades culturais de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível III, de uma escola municipal de Natal - RN, por meio de diários pessoais produzidos em ambiente escolar. Numa abordagem qualitativo-interpretativista, ancoramo-nos nos estudos identitários que nos trazem a ideia de que as identidades são construídas e reconstruídas pelas relações sociais que realizamos. Para tanto, partirmos de uma concepção de linguagem que não pressupõe categorias pré-estabelecidas, pois essas partem do próprio enunciado. Assim sendo, vamos analisar os enunciados produzidos por esses alunos sob a perspectiva do Círculo de Bakhtin, que trata a construção discursiva emergindo de processos intersubjetivos de interação verbal, numa relação dialógica do eu com o outro, pela alteridade e pela heteroglossia. Ademais, ainda norteiam nosso estudo as orientações sobre gênero do discurso e diário pessoal. Filiamo-nos à Linguística Aplicada indisciplinar por entendermos que essa pesquisa se debruça sobre uma prática social em que a linguagem desempenha papel central e procura demonstrar como os discursos dos sujeitos alunos da EJA, em diários pessoais, são instrumentos de construção não só de suas identidades, mas também do conhecimento e da vida social, da posição que esse sujeito aluno ocupa. Concluimos esse trabalho numa percepção primária das identidades culturais que são construídas pelo sujeito aluno da EJA, pois os resultados sugerem que as identidades desses alunos são fluidamente construídas através da representação que o aluno faz da escola, do que é ser estudante da EJA e de como ele é estudante da modalidade. Com isso, através de nosso trabalho, pretendemos apresentar mais um olhar sobre a(s) identidade(s) do aluno da EJA, apontando uma visão sobre esse sujeito.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KeforaJanainaDeMedeiros_DISSERT.pdf652,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.