Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21189
Título: Comunidade à mesa: a comensalidade no romance O pai Goriot
Autor(es): Dantas, Rebekka Fernandes
Palavras-chave: Comunidade;Comensalidade;Balzac;O pai Goriot
Data do documento: 16-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: DANTAS, Rebekka Fernandes. Comunidade à mesa: a comensalidade no romance O pai Goriot. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
metadata.dc.description.resumo: A comensalidade é definida simplesmente como o ato de comer e beber juntos e tem provocado interesse tanto nos estudos em Nutrição quanto nas Ciências Sociais, devido em parte às mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, que afetam os hábitos alimentares. Nosso objetivo é compreender a comensalidade a partir da obra O pai Goriot, de Honoré de Balzac. Esse romance constituiu o corpus do trabalho. A história se passa em uma pensão de um bairro decadente de Paris, chamada Casa Vauquer. Nesse ambiente, a mesa aparece como palco de práticas alimentares, bem como de desentendimentos e desarmonias na vida em grupo ou em comunidade. Que comunidade é essa? Para pensá-la utilizaremos as noções de comunidade inconfessável e inoperante de Maurice Blanchot e Jean-Luc Nancy, respectivamente. Essas não acontecem na coesão nem na comunhão, mas sim no estranhamento e na desarmonia. A obra foi analisada em três dimensões: 1) caracterização dos espaços da obra; 2) descrição dos personagens; 3) análise temática das cenas que fazem referência à comensalidade. A partir disto pudemos pensar na mesa da pensão Vauquer como um espaço de hostilidade e hospitalidade, que apresenta marcas do individual e do coletivo e onde prevalece a desordem. Refletindo sobre a comensalidade à luz das Ciências Sociais e da Literatura, acreditamos contribuir para o conhecimento de uma Nutrição que considera o ato de alimentar-se como um fenômeno complexo que vai muito além das calorias e dos nutrientes contidos nos alimentos.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21189
Aparece nas coleções:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RebekkaFernandesDantas_DISSERT.pdf15,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.