Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHaderchpek, Robson Carlos-
dc.contributor.authorGuimarães, Mirtthya Mark Lucena-
dc.date.accessioned2016-08-23T22:49:56Z-
dc.date.available2016-08-23T22:49:56Z-
dc.date.issued2015-03-19-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Mirtthya Mark Lucena. O ator na rua: uma expressividade caótica. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21235-
dc.description.abstractCe travail a recherché sur le processus de préparation corporel\vocal\énergique de l’acteur pour la rue. Notre quête principale c’est comprendre les processus qui l'acteur se déplace afin de développer une énergie à la scène dans la rue. C'est cette énergie qui est mis en place et se rapporte à le passant\spectateur? Qui attire l'attention de passant\spectateur? Serai l'histoire? Le code vestimentaire ou être une expressivité dynamisée? Serai une énergie présente dans le corps de l'acteur qui se relacione avec les passants? Comme l'acteur se rapporte à l'espace urbain? Pour tenter de répondre à ces questions, nous allons utilisé certains principes de la physique moderne, tels comme: la Théorie Quantique et le Principe d'Incertitude, autan la Théorie du Chaos. Le théâtre jouée dans les rues, surtout par le biais de longs prolongements de construction scénique, cependant, lorsque présentée au public, est prise par les autres causalités, car étant situé sur la rue, l'acteur devient assujettie à cet espace et ne peut pas nier la possibilité des faits qui peuvent se produire. Selon la physique quantique l'énergie se propage dans un espace vide, la quantité d'énergie physique étant échangé dans la rue, ce qui entraîne le moment magique où les corps des acteurs, des échanges constants avec les spectateurs, en permettant le saut quantique: le spectacle théâtral de la rue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro de ruapt_BR
dc.subjectPreparação corporalpt_BR
dc.subjectProcesso energéticopt_BR
dc.subjectCena teatral quânticapt_BR
dc.titleO ator na rua: uma expressividade caóticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6682944367722932-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4286695631161068-
dc.contributor.referees1Alves, Teodora de Araujo-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3465675149039835-
dc.contributor.referees2Nunes, Alexandre Silva-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4192026825077254-
dc.description.resumoEste trabalho investigou o processo de preparação corporal\vocal\energético do ator para a rua, desenvolvido no Grupo de Teatro Quem Tem Boca é Pra Gritar. Nossa principal busca foi entender os processos que o ator percorre para desenvolver uma energia para cena na rua. Que energia é esta que se estabelece e se relaciona com os transeuntes\espectadores? O que será que chama atenção do transeunte\espectador? Será a história? A indumentária ou será uma expressividade potencializada? Será uma energia presente no corpo do ator que se relaciona com o transeunte? Como o ator se relaciona com o espaço urbano? Na tentativa de responder tais questionamentos, utilizamos alguns princípios da Física Moderna, como: Teoria Quântica e Princípio da Incerteza, além da Teoria do Caos. O teatro realizado nas ruas, em sua maioria, passa por longos processos de construção cênica, contudo, quando levado ao público, é tomado por outras causalidades, pois estando na rua o ator se torna sujeito daquele espaço, não podendo negar a eventualidade dos fatos que ali podem ocorrer. Segundo a física quântica a energia se propaga em um espaço vazio, a quantidade de energia física sendo trocada no espaço da rua, resulta no mágico momento em que os corpos dos atores, em constantes trocas com os espectadores, permitem acontecer o salto quântico[1]: o espetáculo teatral de rua. [1] Utilizo este termo aqui como uma metáfora, no qual salto quântico diz respeito ao elétron que recebe uma grande quantidade de energia e salta para os níveis mais afastados do núcleo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASpt_BR
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado em Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtorRuaExpressividade_Guimaraes_2015.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.