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Título: Práticas de letramento informacional de bibliotecários em formação
Autor(es): Nascimento, Milena de Macêdo Barbosa
Palavras-chave: Linguística Aplicada;Estudos de letramentos;Letramento informacional;Biblioteconomia – estudo e ensino
Data do documento: 13-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: NASCIMENTO, Milena de Macêdo Barbosa. Práticas de letramento informacional de bibliotecários em formação. 2016. 135f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: In the last decades, access to information is increasingly being expanded, especially with the arrival of digital and social technologies. However, the biggest challenge is in recognizing and using the appropriate information in a manner that will meet the information needs of the subjects. In this scenario, seeing the Librarian as an information professional who is responsible for mediating the knowledge of the subjects, we seek to know how the Library Science students of the Federal University of Rio Grande do Norte have been using the information in their daily lives. Thus, our main goal is to understand how practices and literacies events held by students preparing for professional practice are established. In order to meet our goal, we seek to: (i) describe the practical activities of information literacies used by students in the pursuit of new knowledge; (ii) highlight the reflexive processes of students when they use new information; (iii) explain how students have applied technical knowledge acquired in the classroom to social practices related to their profession. Substantiating our research, we have basis in New Literacy Studies (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000; KLEIMAN, 1995; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010), discussed in this work as social practices that are inserted in different social fields (OLIVEIRA, 2010; KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009). The analysis of information literacies has as its theoretical support the works of Belluzzo (2002), Hatschbach (2002), Campello (2003), Dudziak (2003) and Gasque (2010, 2011). With the data analysis, we consider that: (i) the activities used to seek and use information are multiple, held in social, academic and technological contexts, nevertheless we can see a superficiality regarding the use of technical and scientific sources which are inherent in the academic and professional practice of future librarians; (ii) they are critical and have reflexive consciousness about the use of information and (iii) they reported having had few opportunities to practice techniques of library science, thus generating insecurity in the professional act.
metadata.dc.description.resumo: Nas últimas décadas, o acesso à informação está cada vez mais sendo ampliado, sobretudo com o advento das tecnologias digitais e sociais. Porém, o grande desafio está em reconhecer e saber utilizar a informação adequada de maneira que venha a atender as necessidades informacionais dos sujeitos. Neste cenário, vislumbrando o Bibliotecário como profissional da informação responsável pela mediação do conhecimento dos sujeitos, procuramos conhecer como os estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm usado a informação em seu cotidiano. Dessa maneira nosso objetivo geral é compreender como se estabelecem as práticas e os eventos de letramentos realizados pelos estudantes em formação ao se prepararem para o exercício profissional. Com vistas a atender nosso propósito, buscamos: (i) descrever as atividades práticas de letramento informacional utilizada pelos discentes na busca de novos conhecimentos; (ii) salientar os processos reflexivos dos discentes ao fazer uso de novas informações; (iii) explicitar como os estudantes em formação tem aplicado o conhecimento técnico adquirido em sala nas práticas sociais relacionadas ao fazer profissional. Para embasarmos nossa pesquisa, fundamentamos nos Estudos de Letramento (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000; KLEIMAN, 1995; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010), discutidas no presente trabalho enquanto práticas sociais que se inserem nos diversos domínios sociais (OLIVEIRA, 2010; KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009). A análise do letramento informacional terá como suporte teórico os trabalhos de Belluzzo (2002), Hatschbach (2002), Campello (2003), Dudziak (2003), Gasque (2010, 2011). Com a análise dos dados, consideramos que: (i) as atividades usadas para buscar e usar a informação são múltiplas, realizadas em contextos sociais, acadêmicos e tecnológicos, porém percebe-se uma superficialidade em relação ao uso de fontes técnicas e científicas inerentes ao exercício acadêmico e profissional dos futuros bibliotecários; (ii) eles têm consciência crítica e reflexiva quando ao uso das informações e (iii) relataram terem tido raras oportunidades de praticar as técnicas biblioteconômicas gerando assim insegurança no agir profissional.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21287
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