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Título: Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema
Título(s) alternativo(s): Mulheres olímpicas: brazilian cine, women athletes and feminis film theory
Autor(es): Maia, Mayara Cristina Mendes
Palavras-chave: Cinema;Teoria feminista do cinema;Mulher atleta;Mulheres olímpicas;Diferentes mulheres do cinema
Data do documento: 27-Abr-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: MAIA, Mayara Cristina Mendes. Mulheres olímpicas: cinema brasileiro, mulheres atletas e teoria feminista do cinema. 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Our research arises from the need to understand the social, and audiovisual production on the female athletes and their possible relationship with the Feminist Theory of Cinema. After conducting a survey of Brazilian works that address the theme of Brazilian female athlete by access Brazilian film libraries and the Internet, defined as a general goal of our work is to analyze the Brazilian cinematographic work "Mulheres Olímpicas", establishing their possible relationships with feminist theory cinema. We build a contextual analysis of the work through Gumbrecht studies. Our analysis of data sheets were organized in two stages. The first time was composed of objects and the conditions of the aesthetic experience of the film discussed from the filmic text elements. The second time, governed by the content and effects of the aesthetic experience, was divided into the categories that emerge from the Bardin content analysis, namely: sex inequality; devaluation of the athlete; political struggles and space conquests; different Brazilian women; objects and symbolic brands and; ignorance of the history of Brazilian Olympic sport. In studying the categories, we conclude that the documentary not only has relations with the Theory Feminist Cinema, as portrayed by images of women Brazilian athletes who have long been overshadowed by its media visibility and that tax the emergence of this theory, make more generous looks to problematize the social spaces occupied by women predominate in the work.
metadata.dc.description.resumo: Acreditamos que as recorrentes mudanças do cinema clássico, abrindo espaço no cinema para o pensamento feminista, tem chegado ao Brasil de diferentes formas e com diversas temáticas fortemente dentro do cinema independente. Neste sentido, nossa pesquisa surge da necessidade de compreender as transformações sociais e na produção audiovisual sobre a mulher atleta e suas possíveis relações com a Teoria Feminista do Cinema. Deste modo, nosso objetivo de trabalho foi analisar a obra cinematográfica brasileira “Mulheres Olímpicas”, estabelecendo suas possíveis relações com a teoria feminista do cinema. Realizamos uma análise contextual da obra através dos estudos de Gumbrecht. Nossas fichas técnicas de análise foram organizadas em dois momentos. O primeiro momento é composto pelos objetos e pelas condições da experiência estética do filme debatidos a partir dos elementos do texto fílmico. O segundo momento, regido pelos conteúdos e efeitos da experiência estética, está dividido nas categorias que surgem partir da análise de conteúdo de Bardin, a saber: desigualdade de sexo; desvalorização da atleta; lutas políticas e conquistas de espaço; diferentes mulheres brasileiras; objetos e marcas simbólicos e; desconhecimento da história do esporte olímpico brasileiro. Ao estudarmos as categorias, concluímos que o documentário não só apresenta relações com a Teoria Feminista do Cinema, como retrata imagens de mulheres brasileiras atletas que há muito tempo foram ofuscadas em sua visibilidade midiática e que, tributária a emergência dessa teoria, ganham olhares mais generosos à problematização dos espaços sociais ocupados pela mulher que predominam na obra.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21340
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