Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21364
Title: Coadunação entre cartas e poemas de Drummond e Zila em meio à temática da terra: uma abordagem do texto literário no Ensino Fundamental II
Authors: Cardoso, Daniel César
Keywords: Ensino;Poesia;Zila Mamede;Carlos Drummond de Andrade
Issue Date: 20-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARDOSO, Daniel César. Coadunação entre cartas e poemas de Drummond e Zila em meio à temática da terra: uma abordagem do texto literário no Ensino Fundamental II. 2015. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Relato e análise do processo de construção e aplicação de uma Unidade Temática numa turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II nas aulas de Português, com a consequente elaboração de um CD como produto final, destinado à leitura de professores. A Unidade Temática constou de aulas sobre correspondências de escritores e intelectuais como fontes importantes de informação/conhecimento, ou até mesmo partes constituintes de suas obras. A partir dessa concepção, vislumbrou-se a possibilidade de utilizar um conjunto de cinco missivas que tratavam de O Arado, a mais consagrada obra memediana, publicadas no livro intitulado Cartas de Drummond a Zila Mamede (1999), como elemento motivador para o estudo de poemas de Zila Mamede e Carlos Drummond de Andrade, vinculados à temática da terra. O presente estudo configura-se como uma tentativa de devolver ao texto literário o seu lugar de direito nas aulas de língua materna, isto é, que ele seja, desde os anos iniciais, lido, analisado e compreendido com todas as peculiaridades próprias dos textos de literatura, suas relações contextuais e intertextuais. Como fundamentação teórico-metodológica, tomou-se como ponto de partida as discussões de Cosson (2006; 2010) e Cereja (2005), além das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa, bem como critérios de análise e interpretação do texto literário disponíveis na bibliografia das áreas de Teoria Literária e Literatura Comparada.
Abstract: Reporting and analysis of the construction process and implementation of a Thematic Unit in a class of 7th grade of Elementary education II in Portuguese classes, with the consequent development of a CD as the final product, used for teachers reading. The Thematic Unit consisted of classes on correspondence of writers and intellectuals as important sources of information / knowledge, or even constituent parts of his works. Based on this conception, envisioned the possibility of using a set of five letters that dealt with O Arado, of Zila Mamede, published in the book entitled Cartas de Drummond a Zila Mamede (1999), as motivating factor for studying Zila Mamede´s and Carlos Drummond de Andrade´s poems, linked to the issue of land. This study configures as an attempt to return to the literary text its rightful place in the mother tongue classes, which means, that the literary text can be, since the early years, read, analyzed and understood with all the peculiarities allowed of the texts of literature, including its contextual and intertextual relations. As theoretical and methodological approach, was taken as a starting point for discussions Cosson (2006; 2010) and Cereja (2005), besides the guidelines to the Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa as well as criteria for analyzing and interpreting the literary text available in the literature in the areas of Literary Theory and Comparative Literature.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21364
Appears in Collections:PROFLETRAS - NATAL - Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanielCesarCardoso_DISSERT.pdf8.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.