Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21401
Título: Capitão Vitorino: a comicidade de um cabra-macho
Autor(es): Furtado, Hélio Dias
Palavras-chave: Romance Fogo Morto;Cabra-macho nordestino
Data do documento: 2009
Citação: FURTADO, Hélio Dias. Capitão Vitorino: a comicidade de um cabra macho. In: SILVA, Antônio de Pádua Dias da (Org.). Sexualidade, identidade e gênero em debate. Olinda, PE: Livro Rápido, 2009.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma análise do capitão Vitorino, personagem do romance Fogo Morto do paraibano José Lins do Rego, publicado originalmente em 1943. Ao longo do nosso trabalho, fazemos uma leitura desse personagem para identificar as características que fazem dele ao um protótipo do cabra macho nordestino e, ao mesmo tempo, uma figura cômica que, além de ser motivo de riso para os companheiros, também parece ter o objetivo de divertir o leitor. Após o levantamento dessas características, buscamos explicar como, com essas características contraditórias, o capitão Vitorino se enquadra na estrutura temática do romance e de que forma ele alcança um sentido universal que ultrapassa sua macheza e comicidade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21401
Aparece nas coleções:CERES - Currais Novos - Letras - Capítulo de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Capitão Vitorino Carneiro.pdfFogo morto, capitão vitorino105,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.