Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21530
Title: Desenvolvimento de software na plataforma NI-LabView para reconhecimento e identificação automática de parâmetros de controle de aerogeradores utilizando dados operacionais
Authors: Resende, Hudson da Silva
Keywords: SIPAR;NI-LabVIEW®;Identificação de parâmetros;Aerogeradores
Issue Date: 29-Apr-2016
Citation: RESENDE, Hudson da Silva. Desenvolvimento de software na plataforma NI-LabView para reconhecimento e identificação automática de parâmetros de controle de aerogeradores utilizando dados operacionais. 2016. 50f. Dissertação (Mestrado Profissional em Energia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Atualmente, existe a dificuldade na obtenção de dados para simulação do comportamento dinâmico de parques eólicos, para avaliar o seu impacto na operação do sistema elétrico ao qual se interligam. Sob o pretexto de conservar segredos industriais (Propriedade Intelectual), valores de parâmetros como constantes de tempo de máquinas e dos sistemas de controle, frequentemente não são disponibilizados, para a realização de estudos que, são muitas vezes realizados com valores de referência para esses parâmetros, ou através de ajustes teóricos, para reproduzir o desempenho esperado em algumas situações operacionais, como por exemplo, a boa resposta na partida. Depois de realizada a conexão dos parques eólicos, estudos de impacto devido ao comportamento dinâmico decorrente de perturbações, continua sendo necessários, para a avaliação e confirmação das condições de operação do sistema. A fim de verificar a influência do parque na operação do sistema, costuma-se instalar equipamentos de medição de qualidade de energia elétrica nos pontos de interligação, de maneira que os efeitos de perturbações nas grandezas elétricas ficam registrados e podem ser disponibilizadas para “análise pós-despacho”. Esses dados, associados a medições de vento podem ainda ser utilizados para alimentar um algoritmo de identificação de parâmetros, a fim de estimar os valores das constantes de máquinas e dos ganhos dos sistemas de controle admitidos nos modelos dos aerogeradores, de acordo com a tecnologia empregada. Este trabalho visa desenvolver um Software na Plataforma NI-LabView para reconhecimento e identificação automática de parâmetros de controle de Aerogeradores (Aqui denominado de SidPA 1.0), utilizando dados operacionais de um aerogerador de velocidade variável, com tecnologia síncrona, a partir da aquisição, tratamento e avaliação dos dados em um equipamento de medição de qualidade de energia elétrica e anemometria, com realização discreta no tempo, e plataforma com base em processador digital de sinais.
Abstract: Currently, in Brazil and worldwide deployment of central power generation from wind power grows exponentially, however, there is the difficulty in obtaining specific to simulation data (modeling) of the dynamic wind turbines behavior in wind farms to evaluate their impact on the operation of the electricity system that are interconnected. Under the pretext of preserving trade secrets and intellectual property, parameter values such as machine and control systems time constants, are often not available for the studies. Both at the stage of design and after performed the connection of wind farms, impact studies due to the dynamic behavior resulting from disturbances are necessary as requested by regulatory agencies and network operators for evaluation and confirmation of system operating conditions. This work aims to develop a software in NI LabVIEW® platform for recognition and automatic identification of wind turbines models parameters (here called SIPAR1.0) using operational data of a variable speed wind turbine with synchronous technology from the acquisition, processing and evaluation of data quality measuring equipment of electricity and anemometry. With discrete realization on time, and platform based on digital signal processor.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21530
Appears in Collections:MPEE - Mestrado Profissional em Energia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HudsonDaSilvaResende_DISSERT.pdf4,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.