Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21569
Título: Estruturas PBG periódicas e quase periódicas em antenas de microfita com aplicação em veículos aéreos não tripulados
Autor(es): Pereira, Jonathan Paulo Pinheiro
Palavras-chave: Antenas de microfita;PBG;VANTs
Data do documento: 10-Jun-2016
Citação: PEREIRA, Jonathan Paulo Pinheiro. Estruturas PBG periódicas e quase periódicas em antenas de microfita com aplicação em veículos aéreos não tripulados. 2016. 85f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Para realizar um estudo sobre antenas de microfita, é necessário o envolvimento da especificação ampla do espectro eletromagnético físicos e, cada projeto de antena requer o emprego de técnicas avançadas de cálculo numérico para avaliação de medidas de desempenho, como impedância de entrada, padrão de radiação e ganho em faixas específicas de frequências. Neste aspecto, esse trabalho apresenta um estudo da influência de estruturas PBG periódicas e quase periódicas nas propriedades de radiação de antenas de microfita. O objetivo principal é levantar as características do uso dessa técnica para aplicações em antenas e propor utilização de métodos de otimização para obter eficiência na elaboração das estruturas PBG. São tratados três tipos de antenas de microfita, com variações na especificação do substrato PBG para modelos periódicos e quase periódicos com simetrias seis e doze vezes. A validação dos resultados gerados pelo ambiente computacional é alcançada através da fabricação de protótipos para as antenas, levando-se em consideração cada caso de estudo, seguido por testes de desempenho do dispositivo físico fabricado, realizados em laboratório. Foram desenvolvidos algoritmos para automatizar os processos de montagem de modelos utilizados na simulação e confecção física das antenas. Todas as análises foram realizadas pela comparação entre os modelos simulados e mediações das antenas confeccionadas experimentalmente. Foram construídas antenas projetadas para operar em frequências na faixa de 5,8 GHz utilizadas em testes operacionais para uma aplicação de transmissão de vídeo em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21569
Aparece nas coleções:PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JonathanPauloPinheiroPereira_TESE.pdf5,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.