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Título: Educação ambiental no cotidiano da escola pública e privada no município de Ceará-Mirim/RN: um olhar sobre concepções de docentes
Autor(es): Souza, Juciane Silva de
Palavras-chave: Educação ambiental;Concepções de educação ambiental;Anos iniciais do Ensino Fundamental
Data do documento: 26-Fev-2016
Citação: SOUZA, Juciane Silva de. Educação ambiental no cotidiano da escola pública e privada no município de Ceará-Mirim/RN: um olhar sobre concepções de docentes. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Esta disertación configura un estudio acerca de la temática de la Educación Ambiental, cuyo objetivo principal fue investigar las concepciones y prácticas en Educación Ambiental de profesores de los años iniciales de la enseñanza elemental en escuela, pública y privada, en el municipio de Ceará-Mirim - RN. Para tal, fue procurado realizar un estudio explicativo/descriptivo utilizando como aporte la teoría de la acción dialógica (FREIRE, 1987). La investigación es de base cualitativa y la coleta de datos si constituiu a través de un levantamiento bibliográfico sobre los antecedentes históricos de la Educación Ambiental, se realizó la técnica de Grupo Focal con los docentes de las escuelas involucradas, bien como una aplicación de cuestionarios con los profesores, directores y el equipo pedagógica de las escuelas. Los resultados indican que la percepción de los términos Educación Ambiental y sus análogos, definida por los docentes, directores e equipo pedagógico, pertenecen principalmente a la cadena conservacionista/recursista. Para los profesores aún fue posible constatar que sus concepciones y prácticas son de naturaleza comportamental y se apoyan en la resolución de los problemas de modo pragmático, visto que el desarrollo de las actividades en Educación Ambiental se limita a los proyectos didácticos y actividades esporádicas en la sala de aula. Delante de esos datos constatamos la necesidad de trabajar intensamente con los docentes en la perspectiva de sensibilizarlos con respeto a la superación de las visiones ingenuas e de la reorientación de las prácticas en Educación Ambiental. La búsqueda por nuevos direccionamientos en retorno del equilibrio hombre y naturaleza sólo será posible mediante estrategias críticas en el proceso de aprendizaje, lo que sugiere no sólo la adquisición del conocimiento acerca de los temas ambientales, pero la comprensión de esos en cuanto herramienta estratégica imprescindible en la construcción del ciudadano crítico, una vez que es considerado uno de los caminos viables por aspirar cambios de la percepción ambiental en la sociedad actual.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa configura um estudo sobre a temática da Educação Ambiental, cujo objetivo principal foi investigar as concepções e práticas em Educação Ambiental de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em escola pública e privada no município de Ceará-Mirim/RN. Para tal, procurou-se realizar um estudo explicativo/descritivo utilizando como aporte a teoria da ação dialógica (FREIRE, 1987). A pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se constituiu através de levantamento bibliográfico sobre o percurso histórico da Educação Ambiental; foi realizada a técnica de Grupo Focal com docentes das escolas envolvidas, bem como foram aplicados questionários com professores e equipe pedagógica dessas escolas. Os resultados apontam que a percepção do termo "Educação Ambiental" e seus correlatos, definidos pelos docentes diretores e equipe pedagógica, pertencem principalmente à corrente conservacionista/recursista. Para os docentes, foi ainda possível constatar que suas concepções e práticas são de natureza comportamental e baseiam-se na resolução de problemas de modo pragmático, visto que o desenvolvimento de atividades em Educação Ambiental limita-se aos projetos didáticos e atividades 'esporádicas em sala de aula. Diante desses dados constatamos a necessidade de se trabalhar intensamente com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los no que diz respeito à superação das visões ingênuas e da reorientação das práticas em Educação Ambiental. Conclui-se que a busca por novos direcionamentos em retorno do equilíbrio homem e natureza só será possível mediante estratégias críticas no processo de ensino e aprendizagem, o que sugere não apenas a aquisição de conhecimento acerca de temas ambientais, mas a compreensão desses enquanto ferramenta estratégica indispensável na construção de cidadãos críticos, uma vez que é considerado um dos caminhos viáveis por aspirar mudanças da percepção ambiental na sociedade atual.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21582
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