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Título: A pedagogia de gêneros da escola de Sydney em aulas de inglês para fins específicos: um voo sistêmico-funcional
Autor(es): Cavalcanti, Beatriz Alves Paulo
Palavras-chave: Pedagogia de gêneros;Linguística sistêmico-funcional;Sistema de avaliatividade;Inglês para fins específicos
Data do documento: 17-Jun-2016
Citação: CAVALCANTI, Beatriz Alves Paulo. A pedagogia de gêneros da escola de Sydney em aulas de inglês para fins específicos: um voo sistêmico-funcional. 2016. 155f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: This thesis presents the implementation of a genre pedagogy as proposed by the Sydney School (ROSE; MARTIN, 2012) in English classes for Specific Purposes (ESP) at a federal technical school in Rio Grande do Norte, in the Computer Networks undergraduation course. The proposal is to identify the relevant genres to the course after carrying out needs analysis, using the Systemic Functional Linguistics (SFL) from Halliday and Matthiessen (2004) as a resource that facilitates the understanding of texts, approaching the theoretical studies of SFL and implement them in the classroom practice, so that students can conceive language as a social practice. Another aim is to understand the perceptions of students about the classes taught. This is a quanti-qualitative research (DÖRNYEI, 2007), in which the SFL was used as a theoretical model of language analysis and research, since it is the very object of research, and at the same time the theoretical framework that underlies the students' opinions about the classes. Aspects of Narrative research (CLANDININ; CONNELY, 2004) are also used to give voice to the account of my own experiences as a Network English language teacher and as a researcher, as well as to make sense from the students’ representations after the experience of our classes with the support of the pedagogy adopted and the Systemic Functional approach and also give voice to the reflection on experiences reported. The Appraisal System (MARTIN; WHITE, 2005) was the analytical instrument in order to verify how to shape the students’ perceptions about ESP classes. The most widely used category in the Attitude System, one of the semantic domains of Appraisal System, responsible for linguistic expression of positive and negative reviews, was the assessment of the Valuation type, revealing the importance of working with genre pedagogy and originality in the form of the text approach. Working with authentic texts from the field, group work, collaborative teaching and recognition of types of texts were aspects of genre pedagogy most mentioned by students in their assessments. Another type of assessment found was the negative impact Reaction, category used to describe the emotional impact experienced in class. The results of the analysis of the evaluations made by the students about the experiences in our classes showed the recognition and validity of the use of SFL in ESP classes and consequently the genre pedagogy proposed by the Sydney School. At the same time, it was revealed the desire to develop oral communication, promoting reflection on the inclusion of oral competence in the course curriculum.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese apresenta a inserção da pedagogia de gêneros proposta pela Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012) nas aulas de Inglês para Fins Específicos (IFE) de uma escola técnica do Rio Grande do Norte, no curso de Redes de Computadores. A proposta é identificar os gêneros escolares relevantes para o curso após a realização de análise de necessidades, utilizando a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) de Halliday e Matthiessen (2004) como recurso que facilita a compreensão dos textos lidos, aproximando os estudos teóricos da LSF da prática na sala de aula, para que os alunos possam conceber a língua como prática social. Outro objetivo é conhecer as percepções dos alunos sobre as aulas ministradas. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa (DÖRNYEI, 2007), na qual a LSF foi utilizada como modelo teórico de análise de linguagem e de pesquisa, visto que ela é o próprio objeto de pesquisa, e ao mesmo tempo o suporte teórico que embasa a análise das opiniões dos alunos sobre as aulas. Aspectos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2004) também são utilizados para dar voz ao relato de minhas próprias experiências como professora do curso de Redes e como pesquisadora, bem como para realizar a composição de sentidos observada nas representações dos alunos após a vivência de nossas aulas com o apoio da pedagogia adotada e da abordagem Sistêmico-Funcional, e para a reflexão sobre as experiências relatadas. O Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) foi o instrumento analítico para verificarmos como se configuram as percepções dos alunos sobre as aulas de IFE. A categoria mais utilizada do Sistema de Atitude, um dos domínios semânticos do Sistema de Avaliatividade, responsável pela expressão linguística de avaliações positivas e negativas, foi a Apreciação do tipo Valoração, revelando a relevância do trabalho com a pedagogia de gêneros e a originalidade na forma de abordagem dos textos. O trabalho com textos autênticos da área, trabalhos em grupo, ensino colaborativo e reconhecimento dos tipos de textos foram aspectos da pedagogia de gênero mais mencionados pelos alunos em suas apreciações. Outro tipo de Apreciação encontrado foi a Reação Impacto negativo, categoria utilizada para descrever o impacto emocional vivenciado nas aulas. Os resultados da análise das avaliações feitas pelos alunos sobre as experiências vividas em nossas aulas apontaram o reconhecimento e validade da utilização da LSF nas aulas de IFE e, consequentemente, da pedagogia de gêneros proposta pela Escola de Sydney e ao mesmo tempo revelou o desejo de desenvolver a oralidade, promovendo uma reflexão sobre a inclusão da competência oral no currículo do curso.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21603
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