Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21771
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Marcilio de Souza | - |
dc.contributor.author | Costa, Larisse Kaline Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T15:54:56Z | - |
dc.date.available | 2017-01-26T15:54:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-27 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Larisse Kaline Pereira da. Uma experiência em ensino de teatro com uma turma de correção de fluxo numa escola pública da cidade do Natal-RN. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21771 | - |
dc.description.abstract | This research shows the relationship between theater games and puppets theater present in a pedagogical practice, held in the 2013, in a group of school flow correction during the classes of the curriculum component Art - Theatre Teaching. As inspiration for the implementation of this project, it was essential the study of the life and the work of master Chico Daniel and his João Redondo Theater. This study aims to describe and analyze a teaching-learning process through Theater, having as research field the Djalma Maranhão Municipal School. The Action-Research was the social research line chosen to guide this analysis because it is focused on solving problems. The purpose in analysis allowed most of the 4th graders, in classroom H in the Djalma Maranhão Municipal School, to be involved in a theatrical practice based on the games system and in the puppet theater, as well as in the knowledge construction about the puppets theater and the theater in general. This experience was successful due to the fact it was able, through the work developed with these students, to cooperate with their development in the teaching-learning process which had been problematic because of different obstacles in that group. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Chico Daniel | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mamulengo | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | Uma experiência em ensino de teatro com uma turma de correção de fluxo numa escola pública da cidade do Natal-RN | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1398328090557761 | - |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7003467659704271 | - |
dc.contributor.referees1 | Araújo, José Sávio Oliveira de | - |
dc.contributor.referees1ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees2 | Assunção, Luiz Carvalho de | - |
dc.contributor.referees2ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees3 | Borralho, Tácito Freire | - |
dc.contributor.referees3ID | pt_BR | |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta a relação entre jogos teatrais e o teatro de bonecos presente em uma prática pedagógica realizada, no ano de 2013, com uma turma de correção de fluxo escolar nas aulas do componente curricular Arte – Ensino de Teatro. Como inspiração para a execução deste projeto, foi fundamental o estudo da vida e obra do Mestre Chico Daniel e o seu Teatro João Redondo. Este trabalho pretende descrever e analisar um processo de ensino e aprendizagem por meio do Teatro, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Djalma Maranhão. A Pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa social escolhida para guiar esta análise, pois tem como foco a resolução de problemas. A proposta em análise possibilitou que a maioria dos alunos da turma do 4º ano “H” da EMDM pudesse se voltar para uma prática teatral pautada no sistema de jogos e no teatro de bonecos, como também na construção de conhecimentos acerca do teatro em geral e no teatro de títeres. Essa experiência se tornou exitosa, pois mostrou que pode, através do trabalho desenvolvido com esses educandos, colaborar com as evoluções em seus processos de ensino e aprendizagem, uma vez que se encontravam comprometidos por meio de diferentes obstáculos que assolavam essa turma. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: ENSINO DE ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LarisseKalinePereiraDaCosta_DISSERT.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.