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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21802
Título: | Estudo e implementação da técnica de inteligência artificial para o controle de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido utilizando o DSP TMS3208F28335 |
Autor(es): | Lopes, José Soares Batista |
Orientador: | Salazar, Andres Ortiz |
Palavras-chave: | Redes neurais;ANFIS;Motor-mancal;Controle em cascata;DSP TMS 3208F335 |
Data do documento: | 17-Jun-2016 |
Referência: | LOPES, José Soares Batista. Estudo e implementação da técnica de inteligência artificial para o controle de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido utilizando o DSP TMS3208F28335. 2016. 140f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
Resumo: | Este trabalho descreve o estudo e a implementação digital embarcado em um DSP TMS 3208F28335 para o controle vetorial de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido de 4 pólos com 250W de potência. As técnicas inteligentes: ANFIS e as Redes Neurais foram investigadas e implementadas computacionalmente para a avaliação do desempenho do motor-mancal nas seguintes condições: operando como estimador de parâmetros incertos, e como controlador de velocidade, respectivamente. Para isso, utilizou-se o programa MATLAB® e seu toolbox para as simulações e os ajustes dos parâmetros envolvendo a estrutura ANFIS, e também para as simulações com a Rede Neural. Os resultados simulados mostraram um bom desempenho para as duas técnicas aplicadas, de forma diferente: como estimador, e como controlador de velocidade utilizando ambas um modelo do motor de indução operando como um motor-mancal. A parte experimental para o controle vetorial de velocidade utiliza três malhas de controles: corrente, posição radial e velocidade, onde foram investigados a configuração dos periféricos, as interfaces ou drivers para o acionamento do motor-mancal. Detalhes de configuração dos periféricos do DSP TMS 3208F335 são descritas neste trabalho, assim como, as interfaces responsáveis pela aquisição da corrente, posição radial e velocidade do rotor. Por último, são mostrados os resultados experimentas do motor-mancal comparando o funcionamento do controle vetorial clássico com o controle neural. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21802 |
Aparece nas coleções: | PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação |
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