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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21802
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Salazar, Andres Ortiz | - |
dc.contributor.author | Lopes, José Soares Batista | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-30T13:07:29Z | - |
dc.date.available | 2017-01-30T13:07:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-17 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, José Soares Batista. Estudo e implementação da técnica de inteligência artificial para o controle de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido utilizando o DSP TMS3208F28335. 2016. 140f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21802 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redes neurais | pt_BR |
dc.subject | ANFIS | pt_BR |
dc.subject | Motor-mancal | pt_BR |
dc.subject | Controle em cascata | pt_BR |
dc.subject | DSP TMS 3208F335 | pt_BR |
dc.title | Estudo e implementação da técnica de inteligência artificial para o controle de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido utilizando o DSP TMS3208F28335 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRN | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.referees1 | Maitelli, André Laurindo | - |
dc.contributor.referees1ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees2 | Quintaes, Filipe de Oliveira | - |
dc.contributor.referees2ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees3 | Paiva, José Alvaro de | - |
dc.contributor.referees3ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees4 | Larrea, José Andres Santisteban | - |
dc.contributor.referees4ID | pt_BR | |
dc.contributor.referees5 | Ferreira, Jossana Maria de Souza | - |
dc.contributor.referees5ID | pt_BR | |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve o estudo e a implementação digital embarcado em um DSP TMS 3208F28335 para o controle vetorial de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido de 4 pólos com 250W de potência. As técnicas inteligentes: ANFIS e as Redes Neurais foram investigadas e implementadas computacionalmente para a avaliação do desempenho do motor-mancal nas seguintes condições: operando como estimador de parâmetros incertos, e como controlador de velocidade, respectivamente. Para isso, utilizou-se o programa MATLAB® e seu toolbox para as simulações e os ajustes dos parâmetros envolvendo a estrutura ANFIS, e também para as simulações com a Rede Neural. Os resultados simulados mostraram um bom desempenho para as duas técnicas aplicadas, de forma diferente: como estimador, e como controlador de velocidade utilizando ambas um modelo do motor de indução operando como um motor-mancal. A parte experimental para o controle vetorial de velocidade utiliza três malhas de controles: corrente, posição radial e velocidade, onde foram investigados a configuração dos periféricos, as interfaces ou drivers para o acionamento do motor-mancal. Detalhes de configuração dos periféricos do DSP TMS 3208F335 são descritas neste trabalho, assim como, as interfaces responsáveis pela aquisição da corrente, posição radial e velocidade do rotor. Por último, são mostrados os resultados experimentas do motor-mancal comparando o funcionamento do controle vetorial clássico com o controle neural. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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