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dc.contributor.advisorSalazar, Andres Ortiz-
dc.contributor.authorLopes, José Soares Batista-
dc.date.accessioned2017-01-30T13:07:29Z-
dc.date.available2017-01-30T13:07:29Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.citationLOPES, José Soares Batista. Estudo e implementação da técnica de inteligência artificial para o controle de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido utilizando o DSP TMS3208F28335. 2016. 140f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21802-
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes neuraispt_BR
dc.subjectANFISpt_BR
dc.subjectMotor-mancalpt_BR
dc.subjectControle em cascatapt_BR
dc.subjectDSP TMS 3208F335pt_BR
dc.titleEstudo e implementação da técnica de inteligência artificial para o controle de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido utilizando o DSP TMS3208F28335pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.referees1Maitelli, André Laurindo-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees2Quintaes, Filipe de Oliveira-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees3Paiva, José Alvaro de-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees4Larrea, José Andres Santisteban-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.contributor.referees5Ferreira, Jossana Maria de Souza-
dc.contributor.referees5IDpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve o estudo e a implementação digital embarcado em um DSP TMS 3208F28335 para o controle vetorial de velocidade do motor-mancal com bobinado dividido de 4 pólos com 250W de potência. As técnicas inteligentes: ANFIS e as Redes Neurais foram investigadas e implementadas computacionalmente para a avaliação do desempenho do motor-mancal nas seguintes condições: operando como estimador de parâmetros incertos, e como controlador de velocidade, respectivamente. Para isso, utilizou-se o programa MATLAB® e seu toolbox para as simulações e os ajustes dos parâmetros envolvendo a estrutura ANFIS, e também para as simulações com a Rede Neural. Os resultados simulados mostraram um bom desempenho para as duas técnicas aplicadas, de forma diferente: como estimador, e como controlador de velocidade utilizando ambas um modelo do motor de indução operando como um motor-mancal. A parte experimental para o controle vetorial de velocidade utiliza três malhas de controles: corrente, posição radial e velocidade, onde foram investigados a configuração dos periféricos, as interfaces ou drivers para o acionamento do motor-mancal. Detalhes de configuração dos periféricos do DSP TMS 3208F335 são descritas neste trabalho, assim como, as interfaces responsáveis pela aquisição da corrente, posição radial e velocidade do rotor. Por último, são mostrados os resultados experimentas do motor-mancal comparando o funcionamento do controle vetorial clássico com o controle neural.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEE - Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação

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