Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21812
Título: Obtenção e caracterização de um compósito de matriz cerâmica com cargas de resíduos de eps e raspa de pneu para construção de casas populares
Autor(es): Lima, Flávio Anselmo Silva de
Palavras-chave: Compósito;Casas populares;Blocos;Resíduos
Data do documento: 17-Jun-2016
Citação: LIMA, Flávio Anselmo Silva de. Obtenção e caracterização de um compósito de matriz cerâmica com cargas de resíduos de eps e raspa de pneu para construção de casas populares. 2016. 125f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: The use of composite materials in construction has been a line of research quite investigated in Brazil and worldwide. One of the factors justifying this search is the housing deficit of underdeveloped and developing countries. In Brazil this deficit reaches more than 5.4 million homes, approximately 12% of all country households according to IBGE 2012. To contribute to the reduction of this housing deficit presents the study of four formulations of a composite that was obtained from materials conventionally used in construction (cement, gypsum and sand), together with residue of own construction (Styrofoam) tire scrapings and water in order to manufacture blocks with dimensions (79 cm x 28 cm x 10 cm) for building affordable housing using different types of fillings inside the block, such as cans, bottles of mineral water and EPS boards. Was built a room using blocks with the fillings mentioned above in a Public School Christmas and conducted temperature checks on these blocks. They were also performed mechanical, thermal and physical testing to characterize the best formulation. The mechanical strength of the composite for all formulations are classified as sealing masonry below 3.0 MPa. The thermal resistance of the blocks was confirmed by the maximum temperature difference between the inner and outer walls of the room built around 8.0 ° C and thermal conductivity nearly equal to the eight holes wall and bottom of the concrete blocks and solid bricks, which demonstrated the feasibility of using blocks made for the intended purpose.
metadata.dc.description.resumo: A utilização de materiais compósitos na construção civil tem sido linha de pesquisa nos maiores centros de pesquisas do Brasil e do mundo. Um dos fatores que justifica essa busca é o déficit habitacional dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil esse déficit alcança mais de 5,4 milhões de moradias, em torno de 12% dos domicílios do país. Esse trabalho apresenta um compósito que foi obtido a partir de materiais convencionalmente utilizados, cimento, gesso e areia; resíduos industriais gerados, o EPS, raspa de pneu e água O ineditismo do trabalho está no estudo de caracterização combinada, térmica e mecânica do compósito obtido. Estudou-se também a influência de três tipos de recheio, colocados nos blocos (79cm X 28cm X 10cm) fabricados com o material compósito destinado à edificação de residências populares. Foram estudadas quatro formulações para o estudo combinado, determinando-se a mais viável. Serão apresentados os processos de fabricação e montagem dos blocos produzidos para a construção de residências populares. Determinou-se o tipo de recheio, placas de EPS recicladas, latas de cervejas e refrigerantes reutilizadas e garrafas PETs de água mineral de 500ml. Foi também realizado um estudo preliminar de conforto térmico com blocos fabricados com os recheios utilizados em um espaço edificado em uma Escola Pública de Natal, denominado Espaço Ciência. A resistência mecânica do compósito para todas as formulações está classificada como alvenaria de vedação, abaixo 3,0 MPa. A resistência térmica dos blocos foi comprovada pela diferença de temperatura máxima entre as paredes interna e externa do cômodo edificado em torno 8,0 °C e condutividade térmica praticamente igual a do tijolo de oito furos e inferior a dos blocos de concreto e tijolos maciços, o que demonstrou a viabilidade de utilização dos blocos produzidos para o fim proposto. Outras características importantes dos blocos produzidos é o seu bom acabamento, não necessitando de reboco, o que diminui o custo de mão de obra em um processo construtivo e o seu rápido tempo de cura, pela utilização do gesso. A formulação mais viável para o estudo combinado, térmico e mecânico foi 1,0 C + 1,0 G + 1,0 EPS + 1,0 RP. Para a fabricação de blocos essa formulação seria a mais viável com e com recheio de placas de EPS.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21812
Aparece nas coleções:PPGEM - Doutorado em Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FlavioAnselmoSilvaDeLima_TESE.pdf4,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.