Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21917
Título: Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
Autor(es): Silva, Déborah Reis do Nascimento
Orientador: Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza
Palavras-chave: Corpo;Saúde;Cidadania
Data do documento: 25-Fev-2015
Referência: SILVA, Déborah Reis do Nascimento. Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania". 2015. 105f. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.
Abstract: Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917
Aparece nas coleções:PPGEF - Mestrado em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.