Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendes, Maria Isabel Brandao de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Déborah Reis do Nascimento-
dc.date.accessioned2017-02-09T15:27:42Z-
dc.date.available2017-02-09T15:27:42Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Déborah Reis do Nascimento. Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania". 2015. 105f. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917-
dc.description.abstractConsiderando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleCompreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2829657732526790-
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6831555305550834-
dc.contributor.referees1Araujo, Allyson Carvalho De-
dc.contributor.referees1IDpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696-
dc.contributor.referees2Caminha, Iraquitan de Oliveira-
dc.contributor.referees2IDpt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687-
dc.contributor.referees3Lucena, Ricardo de Figueiredo-
dc.contributor.referees3IDpt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677667915869629-
dc.contributor.referees4Medeiros, Rosie Marie Nascimento de-
dc.contributor.referees4IDpt_BR
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872-
dc.description.resumoConsiderando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:PPGEF - Mestrado em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.